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dc.creatorNascimento, Isabel Angelo do
dc.date.accessioned2024-10-15T20:18:48Z
dc.date.available2024-10-15T20:18:48Z
dc.date.issued2021-12-28
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Isabel Angelo do. Da sanção da Lei 11.161/05 aos dias atuais : os impactos na vida profissional e pessoal de professores de espanhol do ensino médio de escolas estaduais de Natal/RN. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2674
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei do Espanholpt_BR
dc.subjectinstabilidadept_BR
dc.subjectprática docentept_BR
dc.subjectEscolas estaduaispt_BR
dc.subjectLey del Españolpt_BR
dc.subjectinstabilidadpt_BR
dc.subjectpráctica docentept_BR
dc.subjectescuela estatalpt_BR
dc.titleDa sanção da Lei 11.161/05 aos dias atuais : os impactos na vida profissional e pessoal de professores de espanhol do ensino médio de escolas estaduais de Natal/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6673995567210981pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee2Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee3Velasco, Maria Trinidad Pacherrez
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO espanhol como língua estrangeira nos currículos escolares do Brasil sofreu instabilidades no que se refere à garantia de oferta dessa disciplina desde o ano de 2005, quando foi sancionada a Lei do Espanhol, até os dias atuais, quando a lei está revogada. Este trabalho discorre sobre a trajetória da Lei 11.161/05 desde sua aprovação, refletindo sobre os principais motivos que favoreceram a implantação da lei, também conhecida como Lei do Espanhol. Outra questão abordada foi a dos trâmites motivadores para a revogação da referida lei, no ano de 2017; e, mediante a isso, investigar como essa questão afetou o âmbito profissional de língua espanhola. A pesquisa destacou documentos legais, como a Lei 11.161/05, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ampliando a pesquisa para livros, artigos e documentos especializados no tema, dialogando com autores como Moreno (2019), Barros, Costa e Galvão (2016), Dolz (2021), Freire (1993, 1996), entre outros. Tendo como objetivo principal destacar como essas medidas afetaram a prática docente de professores de língua espanhola da rede estadual na cidade de Natal/RN, contemplando os aspectos pessoais após vivenciarem essa inconstância da oferta do espanhol nas escolas. Para isso, foi utilizada uma abordagem descritiva, correspondendo com os objetivos desta pesquisa e da pesquisa qualitativa, com o propósito de permitir aos professores (sujeitos da pesquisa) informarem suas opiniões e relatos acerca dessa temática. A pesquisa utilizou, em sua metodologia, o questionário como instrumento de pesquisa, para obter informações subjetivas dos próprios professores de espanhol, alcançando respostas de onze professores; e estes trouxeram informações fundamentais para construção de nossas conclusões sobre a importância da permanência da Lei do Espanhol nas escolas estaduais do Brasil. Através da revisão bibliográfica, conseguimos identificar as justificativas para aprovação e revogação da Lei do Espanhol e quais as consequências da revogação da Lei 11.161/05 para o ensino de língua espanhola no país. Concluímos, por meio da análise do questionário, a importância dessa lei no ambiente escolar e na vida dos professores, tendo em vista que a não garantia da oferta do espanhol causa indícios negativos para os docentes em sua prática em sala de aula. Daí a importância de compreender a relevância desse tema para a educação brasileira.pt_BR


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