dc.creator | Nascimento, Isabel Angelo do | |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T20:18:48Z | |
dc.date.available | 2024-10-15T20:18:48Z | |
dc.date.issued | 2021-12-28 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Isabel Angelo do. Da sanção da Lei 11.161/05 aos dias atuais : os impactos na vida
profissional e pessoal de professores de espanhol do ensino médio
de escolas estaduais de Natal/RN. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2674 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei do Espanhol | pt_BR |
dc.subject | instabilidade | pt_BR |
dc.subject | prática docente | pt_BR |
dc.subject | Escolas estaduais | pt_BR |
dc.subject | Ley del Español | pt_BR |
dc.subject | instabilidad | pt_BR |
dc.subject | práctica docente | pt_BR |
dc.subject | escuela estatal | pt_BR |
dc.title | Da sanção da Lei 11.161/05 aos dias atuais : os impactos na vida profissional e pessoal de professores de espanhol do ensino médio de escolas estaduais de Natal/RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6673995567210981 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee3 | Velasco, Maria Trinidad Pacherrez | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O espanhol como língua estrangeira nos currículos escolares do Brasil sofreu instabilidades no que se refere à garantia de oferta dessa disciplina desde o ano de 2005, quando foi sancionada a Lei do Espanhol, até os dias atuais, quando a lei está
revogada. Este trabalho discorre sobre a trajetória da Lei 11.161/05 desde sua aprovação, refletindo sobre os principais motivos que favoreceram a implantação da lei, também conhecida como Lei do Espanhol. Outra questão abordada foi a dos
trâmites motivadores para a revogação da referida lei, no ano de 2017; e, mediante a isso, investigar como essa questão afetou o âmbito profissional de língua espanhola. A pesquisa destacou documentos legais, como a Lei 11.161/05, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ampliando a pesquisa para livros, artigos e documentos especializados no tema, dialogando com autores como Moreno (2019), Barros, Costa e Galvão (2016), Dolz (2021), Freire (1993, 1996), entre outros. Tendo como objetivo principal destacar como essas medidas afetaram a prática docente de professores de
língua espanhola da rede estadual na cidade de Natal/RN, contemplando os aspectos pessoais após vivenciarem essa inconstância da oferta do espanhol nas escolas. Para isso, foi utilizada uma abordagem descritiva, correspondendo com os objetivos desta pesquisa e da pesquisa qualitativa, com o propósito de permitir aos professores (sujeitos da pesquisa) informarem suas opiniões e relatos acerca dessa temática. A pesquisa utilizou, em sua metodologia, o questionário como instrumento de pesquisa, para obter informações subjetivas dos próprios professores de espanhol, alcançando respostas de onze professores; e estes trouxeram informações fundamentais para construção de nossas conclusões sobre a importância da permanência da Lei do Espanhol nas escolas estaduais do Brasil. Através da revisão bibliográfica,
conseguimos identificar as justificativas para aprovação e revogação da Lei do Espanhol e quais as consequências da revogação da Lei 11.161/05 para o ensino de língua espanhola no país. Concluímos, por meio da análise do questionário, a
importância dessa lei no ambiente escolar e na vida dos professores, tendo em vista que a não garantia da oferta do espanhol causa indícios negativos para os docentes em sua prática em sala de aula. Daí a importância de compreender a relevância desse tema para a educação brasileira. | pt_BR |