dc.creator | Santos, Ewínia Rayane Melo dos | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T15:05:26Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T15:05:26Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ewínia Rayane Melo dos. Compreensão e produção oral em aulas de espanhol no programa
residência pedagógica e o uso das plataformas digitais : relato de experiência
docente no IFRN. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2654 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua | pt_BR |
dc.subject | Compreensão oral | pt_BR |
dc.subject | Produção oral | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de idiomas | pt_BR |
dc.subject | Comprensión oral | pt_BR |
dc.subject | Producción oral | pt_BR |
dc.subject | Lengua Española | pt_BR |
dc.subject | Nuevas tecnologías | pt_BR |
dc.title | Compreensão e produção oral em aulas de espanhol no programa residência pedagógica e o uso das plataformas digitais : relato de experiência docente no IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8347997844955747 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1942887767866490 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3632640726062599 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ciências humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | Diante do cenário de desenvolvimento tecnológico que vivenciamos, percebemos a necessidade de atualização no campo educacional do ensino de língua, especialmente no que se refere ao desenvolvimento das competências de compreensão e produção oral no ensino da Língua Espanhola. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral elaborar e aplicar aulas de língua espanhola com o uso de plataformas digitais a fim de desenvolver a compreensão e produção oral durante a regência do Programa Residência Pedagógica de Espanhol do Campus Natal Central do IFRN. Para alcançar esse objetivo, optamos por uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, na qual desenvolvemos planos de aulas com uso das plataformas digitais baseadas no aperfeiçoamento das competências citadas, além disso, elaboramos um diário de campo descritivo e reflexivo acerca das regências realizadas no PRP. A dificuldade na produção de aulas que façam uso das ferramentas digitais esclarece a escassez de tais materiais focalizados no desenvolvimento da compreensão e produção oral na língua espanhola. Durante a aplicação dos materiais elaborados, evidenciamos a importância da participação dos alunos no processo de desenvolvimento das competências com atividades enfocadas na metodologia ativa. A partir dessa aplicação, constatamos uma maior participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas nas plataformas: Kahoot!, ProfeDeEle, Mentimeter, Wordwall e Genially. Dentre os resultados obtidos após a aplicação das aulas, está a reflexão em relação à necessidade de realização de novos estudos na área do desenvolvimento das competências de compreensão e produção em uma L2, visto que para alcançar a comunicação é necessário desenvolver estas competências linguísticas. | pt_BR |