Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Ewínia Rayane Melo dos
dc.date.accessioned2024-08-02T15:05:26Z
dc.date.available2024-08-02T15:05:26Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.identifier.citationSANTOS, Ewínia Rayane Melo dos. Compreensão e produção oral em aulas de espanhol no programa residência pedagógica e o uso das plataformas digitais : relato de experiência docente no IFRN. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2654
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectCompreensão oralpt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectPlataformas digitaispt_BR
dc.subjectEnseñanza de idiomaspt_BR
dc.subjectComprensión oralpt_BR
dc.subjectProducción oralpt_BR
dc.subjectLengua Españolapt_BR
dc.subjectNuevas tecnologíaspt_BR
dc.titleCompreensão e produção oral em aulas de espanhol no programa residência pedagógica e o uso das plataformas digitais : relato de experiência docente no IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8347997844955747pt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.referee1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee3Lustosa, Wigna Eriony Aparecida de Morais
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942887767866490pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632640726062599pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqciências humanaspt_BR
dc.description.resumoDiante do cenário de desenvolvimento tecnológico que vivenciamos, percebemos a necessidade de atualização no campo educacional do ensino de língua, especialmente no que se refere ao desenvolvimento das competências de compreensão e produção oral no ensino da Língua Espanhola. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral elaborar e aplicar aulas de língua espanhola com o uso de plataformas digitais a fim de desenvolver a compreensão e produção oral durante a regência do Programa Residência Pedagógica de Espanhol do Campus Natal Central do IFRN. Para alcançar esse objetivo, optamos por uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, na qual desenvolvemos planos de aulas com uso das plataformas digitais baseadas no aperfeiçoamento das competências citadas, além disso, elaboramos um diário de campo descritivo e reflexivo acerca das regências realizadas no PRP. A dificuldade na produção de aulas que façam uso das ferramentas digitais esclarece a escassez de tais materiais focalizados no desenvolvimento da compreensão e produção oral na língua espanhola. Durante a aplicação dos materiais elaborados, evidenciamos a importância da participação dos alunos no processo de desenvolvimento das competências com atividades enfocadas na metodologia ativa. A partir dessa aplicação, constatamos uma maior participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas nas plataformas: Kahoot!, ProfeDeEle, Mentimeter, Wordwall e Genially. Dentre os resultados obtidos após a aplicação das aulas, está a reflexão em relação à necessidade de realização de novos estudos na área do desenvolvimento das competências de compreensão e produção em uma L2, visto que para alcançar a comunicação é necessário desenvolver estas competências linguísticas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples