dc.creator | Bezerra, Nilton Xavier | |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T12:53:56Z | |
dc.date.available | 2024-07-30T12:53:56Z | |
dc.date.issued | 2023-06-26 | |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Nilton Xavier. O NEABI IFRN : amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológica. Orientadora: Ilane Ferreira Cavalcante. 2023. 241 f. Tese (doutorado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2653 | |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Quilombismo | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação humana integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Center for Afro-Brazilian and Indigenous Studies | pt_BR |
dc.subject | Quilombism | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject | Integral human formation | pt_BR |
dc.subject | Professional Education | pt_BR |
dc.title | O NEABI IFRN : amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3609163207351583 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Ilane Ferreira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7082961004575723 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Carlos Benedito Rodrigues da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6665907175030944 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima Neto, Avelino Aldo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3231870235953025 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Henrique, Ana Lúcia Sarmento | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0475297305451211 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Iraneide Soares da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8858066888235168 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Araújo, Carlos Eduardo de | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0911917215117492 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Lemos, Elizama das Chagas | |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/6267112166781954 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.program | Outro | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.description.resumo | A promulgação das leis federais nº. 10.639/03 e nº 11.645/08 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996, determinando a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação ofertada pelas redes pública e privada. Na tentativa de consolidá-las, o Ministério da Educação (MEC) estimulou a organização de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas que acompanhassem, ampliassem e promovessem a educação para as relações étnico-raciais (ERER) e as políticas públicas de ações afirmativas em instituições de Ensino Superior, incluindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como potencializadoras da ERER e da formação humana integral. Presumimos essas práticas como ações antirracistas que fortalecem a formação humana integral e nos indagamos: as práticas pedagógicas do NEABI/IFRN são percebidas pela comunidade escolar como ações que valorizam a concepção de formação humana integral? A tese que orientou esta pesquisa é de que as práticas pedagógicas elaboradas por esse Núcleo são indispensáveis para efetivarmos, no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT), a ERER e a formação humana integral pautada nas referências culturais dos sujeitos. Nos fundamentamos nos estudos de Nascimento (2019), Gonzalez (1988), Rufino (2019), Santos, (2020), Fanon (2020), Gomes (2017), Quijano (2005), Munduruku (2012), Gadotti (1998) e Freire (2019) entre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, seguimos o percurso metodológico dispondo das pesquisas bibliográfica, documentale de campo, realizamos entrevistas com membros do NEABI (docentes, discentes e ativistas de movimentos sociais). Para apreensão dos fatos e discursos, utilizamos a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultados observamos, a partir das falas neabianas, a relevância do NEABI como agente mobilizador de práticas pedagógicas antirracistas no contexto institucional, embora a colonialidade, expressada por um segmento da comunidade escolar, interfira negativamente como um padrão de poder que contradiz o posicionamento pedagógico do IFRN. A pesquisa também acende um alerta sobre a dificuldade de alguns professores em abordar o tema étnico-racial por entenderem suas contribuições como dispensáveis, argumentando “falta de familiaridade”, a preocupação em cumprir os conteúdos específicos de suas áreas, delegando a professores negros essa responsabilidade ou realizando ações intermitentes apenas para justificar o atendimento à legislação vigente. | pt_BR |