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dc.creatorBezerra, Nilton Xavier
dc.date.accessioned2024-07-30T12:53:56Z
dc.date.available2024-07-30T12:53:56Z
dc.date.issued2023-06-26
dc.identifier.citationBEZERRA, Nilton Xavier. O NEABI IFRN : amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológica. Orientadora: Ilane Ferreira Cavalcante. 2023. 241 f. Tese (doutorado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2653
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenaspt_BR
dc.subjectQuilombismopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCenter for Afro-Brazilian and Indigenous Studiespt_BR
dc.subjectQuilombismpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectIntegral human formationpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.titleO NEABI IFRN : amefricanidade e práticas pedagógicas quilombistas para uma formação humana integral na educação profissional e tecnológicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3609163207351583pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082961004575723pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Carlos Benedito Rodrigues da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6665907175030944pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Neto, Avelino Aldo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231870235953025pt_BR
dc.contributor.referee2Henrique, Ana Lúcia Sarmento
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Iraneide Soares da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8858066888235168pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Carlos Eduardo de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0911917215117492pt_BR
dc.contributor.referee5Lemos, Elizama das Chagas
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6267112166781954pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.description.resumoA promulgação das leis federais nº. 10.639/03 e nº 11.645/08 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996, determinando a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação ofertada pelas redes pública e privada. Na tentativa de consolidá-las, o Ministério da Educação (MEC) estimulou a organização de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas que acompanhassem, ampliassem e promovessem a educação para as relações étnico-raciais (ERER) e as políticas públicas de ações afirmativas em instituições de Ensino Superior, incluindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa tem por objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) como potencializadoras da ERER e da formação humana integral. Presumimos essas práticas como ações antirracistas que fortalecem a formação humana integral e nos indagamos: as práticas pedagógicas do NEABI/IFRN são percebidas pela comunidade escolar como ações que valorizam a concepção de formação humana integral? A tese que orientou esta pesquisa é de que as práticas pedagógicas elaboradas por esse Núcleo são indispensáveis para efetivarmos, no âmbito da educação profissional e tecnológica (EPT), a ERER e a formação humana integral pautada nas referências culturais dos sujeitos. Nos fundamentamos nos estudos de Nascimento (2019), Gonzalez (1988), Rufino (2019), Santos, (2020), Fanon (2020), Gomes (2017), Quijano (2005), Munduruku (2012), Gadotti (1998) e Freire (2019) entre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, seguimos o percurso metodológico dispondo das pesquisas bibliográfica, documentale de campo, realizamos entrevistas com membros do NEABI (docentes, discentes e ativistas de movimentos sociais). Para apreensão dos fatos e discursos, utilizamos a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). Como resultados observamos, a partir das falas neabianas, a relevância do NEABI como agente mobilizador de práticas pedagógicas antirracistas no contexto institucional, embora a colonialidade, expressada por um segmento da comunidade escolar, interfira negativamente como um padrão de poder que contradiz o posicionamento pedagógico do IFRN. A pesquisa também acende um alerta sobre a dificuldade de alguns professores em abordar o tema étnico-racial por entenderem suas contribuições como dispensáveis, argumentando “falta de familiaridade”, a preocupação em cumprir os conteúdos específicos de suas áreas, delegando a professores negros essa responsabilidade ou realizando ações intermitentes apenas para justificar o atendimento à legislação vigente.pt_BR


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