dc.creator | Nascimento, Janine | |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T00:09:53Z | |
dc.date.available | 2024-07-30T00:09:53Z | |
dc.date.issued | 2022-09-29 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Janine Silva do. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na educação: contribuição no ensino de língua espanhola no ensino remoto do IFRN. Orientador: Viviane Souza de Oliveira 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol ) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2652 | |
dc.description.abstract | Con la pandemia de COVID-19, cuestiones como el acceso a la internet, el uso de herramientas digitales precisas en el proceso educativo y el mantenimiento del aprendizaje significativo en la enseñanza remota se han convertido en reflexiones continuas. Como resultado, en la enseñanza de lenguas extranjeras surgen nuevas oportunidades para innovar en metodologías para componer un proyecto curricular que contribuya a una educación de calidad. El presente trabajo tiene como objetivo analizar las diferentes formas de uso de las tecnologías como recursos para la enseñanza remota del idioma español en IFRN. Además, analizar la contribución de las tecnologías digitales de la información y la comunicación en la educación a distancia, identificar qué metodologías de enseñanza son las más utilizadas teniendo como recurso las tecnologías digitales para la enseñanza remota de la lengua española en IFRN y presentar los recursos tecnológicos utilizados por los profesores en la enseñanza remota de la lengua española. Para eso, se realizó una investigación descriptiva y exploratoria con el fin de delimitar el tema y establecer más claramente los objetivos, y una entrevista individual estructurada con profesores hispanohablantes de IFRN para la recolección de datos. Como resultado del estudio, se observó que la apropiación de recursos mediáticos para un aprendizaje significativo de la lengua española, trabajando aspectos lingüísticos, sociales y culturales de la lengua, puede ofrecer un mundo de oportunidades para el ejercicio docente, tanto para su crecimiento como para el desarrollo del aprendiz de la lengua extranjera, lo que implica más formas de promover el aprendizaje, ya sea en la modalidad presencial o en la modalidad remota. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa de língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Tecnología de la información y la comunicación digitales | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza remota emergencial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizaje significativo de lengua española | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais da informação e da comunicação: contribuição do ensino de língua espanhola no ensino remoto do IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3446014078322512 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Vivianne | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/3632640726062599 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Vivianne Souza de | |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Andrea Gabriel Francelino | |
dc.contributor.referee3 | Velasco, Maria Trinidad Pacherrez | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | TDIC´s; Ensino remoto emergencial; Aprendizagem significativa de língua espanhola. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a pandemia da COVID-19, questões como o acesso à internet, a utilização de ferramentas digitais precisas no processo educativo e a manutenção de uma aprendizagem significativa no ensino remoto se tornaram reflexões contínuas. Em consequência, no ensino de línguas estrangeiras surgem novas oportunidades de inovar nas metodologias para compor um projeto curricular que contribua para uma educação de qualidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar as diferentes formas de uso das tecnologias como recursos para o ensino remoto de língua espanhola no IFRN. Ademais, analisar a contribuição das tecnologias digitais da informação e da comunicação no ensino remoto, identificar que metodologias de ensino mais se utilizam tendo como recurso as tecnologias digitais para o ensino remoto de língua espanhola no IFRN e apresentar os recursos tecnológicos utilizados pelos docentes no ensino remoto de língua espanhola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, de forma a delimitar o tema e estabelecer com maior clareza os objetivos, e uma entrevista estruturada individual a docentes de língua espanhola do IFRN para a coleta de dados. Como resultado do estudo, percebeu-se que a apropriação dos recursos midiáticos para uma aprendizagem significativa de língua espanhola, trabalhando aspectos linguísticos, sociais e culturais do idioma, pode oferecer um mundo de oportunidades para o exercício docente, tanto para o seu crescimento como para o desenvolvimento do aprendiz da língua estrangeira, o que implica em mais formas de promover o aprendizado, ora na modalidade presencial, ora na modalidade remota. | pt_BR |