dc.creator | Macedo, Natália Radassa | |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T13:10:34Z | |
dc.date.available | 2024-07-25T13:10:34Z | |
dc.date.issued | 2023-07-18 | |
dc.identifier.citation | MACEDO, Natália Radassa Idalino de. Práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de letras português e espanhol do IFRN: desafios e possibilidades. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2645 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Cegueira | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Metodologías de enseñanza | pt_BR |
dc.subject | Educación inclusiva | pt_BR |
dc.title | Práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de letras português e espanhol do IFRN: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | http://lattes.cnpq.br/5879080509082599 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5879080509082599 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Silva, Girlene | |
dc.contributor.referee1 | Falcao, Carla Aguair | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee3 | Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas | |
dc.contributor.referee4 | Nascimento, Viviane Souza de Oliveira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa possui como principal objetivo refletir acerca de práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de Letras Português e Espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), dissertando sobre pontos que perpassam a trajetória escolar de alunos com deficiência visual de cegueira total, pois esse assunto é de extrema importância para contribuir com a literatura, pois a temática apresenta poucas produções acadêmicas. Entretanto, esse é um cenário que vem mudando com o passar dos anos devido à necessidade de amparo aos docentes vir surgindo à medida que os processos de inclusão estão sendo debatidos. Portanto, o trabalho se justifica na amplitude do assunto e da carência de auxílio à formação de novos professores e que estes formarão alunos cegos em licenciaturas e que, assim, metodologias pensadas e voltadas para esse determinado grupo são de notoriedade para mitigar os prejuízos acontecidos durante as jornadas escolares durante toda a vida provocados por falta de investimento sistemático em formação docente. Sendo assim, os resultados obtidos com a aplicação do formulário corroboram com os apontamentos supracitados e nos ajuda a delimitar, ainda mais, como os processos de planejamento de metodologias pedagógicas impactam na vida acadêmica dos alunos com deficiência visual. | pt_BR |