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dc.creatorMacedo, Natália Radassa
dc.date.accessioned2024-07-25T13:10:34Z
dc.date.available2024-07-25T13:10:34Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.identifier.citationMACEDO, Natália Radassa Idalino de. Práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de letras português e espanhol do IFRN: desafios e possibilidades. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2645
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMetodologías de enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación inclusivapt_BR
dc.titlePráticas docentes para formação de alunos cegos no curso de letras português e espanhol do IFRN: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/5879080509082599pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879080509082599pt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Carla
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Girlene
dc.contributor.referee1Falcao, Carla Aguair
dc.contributor.referee2Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.referee3Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas
dc.contributor.referee4Nascimento, Viviane Souza de Oliveira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa possui como principal objetivo refletir acerca de práticas docentes para formação de alunos cegos no curso de Letras Português e Espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), dissertando sobre pontos que perpassam a trajetória escolar de alunos com deficiência visual de cegueira total, pois esse assunto é de extrema importância para contribuir com a literatura, pois a temática apresenta poucas produções acadêmicas. Entretanto, esse é um cenário que vem mudando com o passar dos anos devido à necessidade de amparo aos docentes vir surgindo à medida que os processos de inclusão estão sendo debatidos. Portanto, o trabalho se justifica na amplitude do assunto e da carência de auxílio à formação de novos professores e que estes formarão alunos cegos em licenciaturas e que, assim, metodologias pensadas e voltadas para esse determinado grupo são de notoriedade para mitigar os prejuízos acontecidos durante as jornadas escolares durante toda a vida provocados por falta de investimento sistemático em formação docente. Sendo assim, os resultados obtidos com a aplicação do formulário corroboram com os apontamentos supracitados e nos ajuda a delimitar, ainda mais, como os processos de planejamento de metodologias pedagógicas impactam na vida acadêmica dos alunos com deficiência visual.pt_BR


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