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dc.creatorClaudino, Adson de Lima
dc.date.accessioned2024-03-15T10:54:58Z
dc.date.available2024-03-15T10:54:58Z
dc.date.issued2023-11-07
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2607
dc.description.abstractThe male public is increasingly concerned with its appearance, clothing and aesthetics. By studying men's relationship with fashion, it is possible to understand their consumption behavior, their interaction with other individuals, their power relations and the consolidation of their identity. The aim of this study was therefore to identify the behavioral characteristics of the male public when it comes to consuming fashion products. The study is characterized as descriptive and exploratory, of a qualitative nature. The data was collected using an online questionnaire prepared on Google Forms, adapted from the instrument used by Backes (2017) to find out the consumption characteristics of men and women. The survey involved 201 respondents, from a simple random sample, who were consulted via WhatsApp and Instagram. The results show that men with metrosexual, retrosexual and ubersexual profiles are not overly concerned with fashion products, although they are aware of the importance of these goods in their daily lives and appearance. Fashion in the male context is not aimed at the public adhering to trends, but rather at experimenting with opportunities and affirming their identity; men use fashion as a mechanism for promoting their individual selves.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModa masculinapt_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.title“Menino eu sou é homem, e como sou...”: análise do comportamento de consumo de moda pelo público masculinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9281390806007447pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva , Juan dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766208302114505pt_BR
dc.contributor.referee1Bottini, Edson Caetano
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502204015426077pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Ítalo José de Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950194171500432pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.description.resumoO público masculino está cada vez mais preocupado com sua aparência, com seu vestuário e com sua estética, ao estudar a relação dos homens com a moda, é possível compreender seu comportamento de consumo, sua interação com outros indivíduos, suas relações de poder e a consolidação de sua identidade. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consistiu em identificar características de comportamento do público masculino no consumo de produtos de moda. O estudo se caracteriza como descritivo e exploratório, de cunho qualitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, elaborado no Google Forms, adaptado do instrumento utilizado por Backes (2017) para conhecer as características de consumo de homens e mulheres. A pesquisa contou com a participação de 201 respondentes, oriundos de uma amostragem aleatória simples, os quais foram consultados por meio de WhatsApp e Instagram. Os resultados apontam homens com perfis metrossexuais, retrossexuais e uberssexuais, além disso, é evidenciado que tal público não se preocupa de maneira exacerbada com produtos de moda, embora estejam conscientes da relevância desses bens no seu cotidiano e na sua aparência. A moda no contexto masculino, não visa a adesão de tendências por parte do público, mas a experimentação de oportunidades e a afirmação de sua identidade, os homens utilizam a moda como um mecanismo de promoção individual do seu ‘eu’.pt_BR
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