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dc.creatorSilva, Willian Wendler Xavier da
dc.date.accessioned2023-11-27T21:00:59Z
dc.date.available2023-11-27T21:00:59Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.identifier.citationSILVA, Willian Wendler Xavier da. A educação ambiental em uma escola do Rio Grande do Norte em tempos de pandemia. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2553
dc.description.abstractEnvironmental transformations resulting from the exploitation of nature by society have been the subject of discussions and the elaboration of studies on the development and implementation of Environmental Education, as a measure for a sustainable relationship between society and nature. For this reason, the present work aimed to understand how Environmental Education is worked in Biology classes at Escola Severina Pontes de Medeiros, located in Japi – RN; as well as pointing out the need to develop awareness and personal training activities to meet the objectives of environmental education; and finally evaluate the importance of EA studies in basic education. This work consisted of quantitative research, including bibliographical research, and the quantitative survey was carried out through the application of questionnaires among teachers and students at that institution. The main results were analyzed in light of the proposed theoretical framework, and the data obtained were tabulated in the ©Microsoft Excel version 2019 program, to prepare the graphs that supported the quantitative analysis of this research. The results demonstrated a low prevalence in carrying out projects and activities focused on EA, although the same results express that both teachers and students participating in the research point to the practice of EA as an important activity. In this way, the need for more frequent implementation of projects and activities focused on EA was highlighted, as a way of promoting awareness of environmental issues as well as suggesting the construction of a committed relationship with environmental sustainability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConsciência ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectEnvironmental education;pt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.titleA educação ambiental em uma escola do Rio Grande do Norte em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeENVIRONMENTAL EDUCATION IN A SCHOOL IN RIO GRANDE DO NORTE IN TIMES OF PANDEMICpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7275347723274563pt_BR
dc.contributor.advisor1Tabosa, Wyllys Abel Farkatt
dc.contributor.advisor1ID39377520487pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3596040894249041pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Willian Wendler Xavier da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3596040894249041pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Luiz Eduardo Lima de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6550760496863320pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Narla Sathler Musse de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2477295938118466pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopt_BR
dc.description.resumoAs transformações ambientais decorrentes da exploração da natureza pela sociedade têm sido alvo de discussões e da elaboração de estudos sobre o desenvolvimento e implementação da Educação Ambiental, enquanto medida para uma relação de sustentabilidade entre a sociedade e natureza. Por este motivo, o presente trabalho teve, como objetivo, compreender como a Educação Ambiental é trabalhada nas aulas de Biologia na Escola Severina Pontes de Medeiros, localizada em Japi – RN; bem como apontar a necessidade do desenvolvimento de atividades de conscientização e formação pessoal, para atender aos objetivos da educação ambiental; e por último avaliar a importância dos estudos de EA na educação básica. O referido trabalho consistiu em uma pesquisa de abordagem quantitativa, incluindo a pesquisa bibliográfica, e o levantamento quantitativo foi realizado por meio da aplicação dos questionários entre docentes e discentes da referida instituição. Os principais resultados foram analisados à luz do referencial teórico proposto, e os dados obtidos foram tabulados no programa ©Microsoft Excel versão 2019, para elaboração dos gráficos que subsidiaram a análise quantitativa da presente pesquisa. Os resultados demonstraram baixa prevalência na realização de projetos e atividades voltadas para a EA, embora os mesmos resultados expressem que, tanto professores quanto os alunos participantes da pesquisa, apontam a prática da EA como uma atividade importante. Desse modo destacou-se a necessidade de implementação mais frequente de projetos e atividades voltados para a EA, como forma de promover uma conscientização em prol das questões ambientais bem como de sugerir a construção de uma relação de compromisso com a sustentabilidade ambiental.pt_BR
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