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dc.creatorFerreira, Walter Santiago Leite
dc.date.accessioned2023-11-03T23:02:45Z
dc.date.available2019-04-18
dc.date.available2023-11-03T23:02:45Z
dc.date.issued2019-01-15
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2521
dc.description.abstractThis study aims to understand the perception of third age users regarding security and usability aspects in the use of banking self-service and with that measure the level of satisfaction regarding usability and security. In order to achieve this objective, the method chosen was the use of a descriptive research with the application of a questionnaire in the branches of the Caixa Econômica Federal and Banco do Brasil in the cities of Apodi and Pau dos Ferros / RN. Seeking through this, to draw the profile of the interviewees, to assess the main difficulties faced and the preference among the channels of self-service. The results pointed to ATMs as preferences among those interviewed in the age group of 60 to 80 years. Users of Internet Banking and Mobile Banking have a greater degree of autonomy. Satisfaction is at a level that requires attention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoatendimentopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectUsuáriopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.titleSatisfação do usuário idoso quanto a usabilidade e a segurança do autoatendimento bancáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2666475847969133pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida Neto, Francisco Sergio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443790914626713pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida Neto, Francisco Sergio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443790914626713pt_BR
dc.contributor.referee2Fontes, Aluísio Igor Rêgo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848819859172650pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Jeferson Queiroga
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6835839771548646pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da computaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender a percepção dos usuários da terceira idade em relação aos aspectos de segurança e usabilidade no uso do autoatendimento bancário e com isso medir o nível de satisfação em relação a usabilidade e a segurança. Para se alcançar tal objetivo a método escolhido foi a utilização de uma pesquisa descritiva com a aplicado de um questionário nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil nas cidades de Apodi e Pau dos Ferros/RN. Buscando por meio deste, traçar o perfil dos entrevistados, aferir as principais dificuldades enfrentadas e a preferência entre os canais de autoatendimento. Os resultados apontaram para os caixas eletrônicos como a preferencias entre os entrevistados na faixa etária de 60 a 80 anos. Os usuários de Internet Banking e Mobile Banking apresentam um maior grau de autonomia. A satisfação se encontra em um nível que requer atenção.pt_BR
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