dc.creator | Cabral, Elionara Soares | |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T18:04:42Z | |
dc.date.available | 2023-07-20T18:04:42Z | |
dc.date.issued | 2019-07-03 | |
dc.identifier.citation | CABRAL, Elionara Soares. O artesanato como alternativa de trabalho e renda em uma Comunidade Quilombola/Agrovila - estudo de caso. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2466 | |
dc.description.abstract | The artisanal activity is a source of income for a large number of
Brazilian families, whether in large centers or in the most distant places, showing a
great deal of force in the generation of jobs. At the same time, handicrafts offer greater
visibility to the cultural production of marginalized social groups, such as quilombola
remnants communities, feeding potentially transformative discussions about their
conditions and secondary position in public policies and laws aimed at the craft itself,
as well as in the organizations. Given this scenario, this work was developed in the
quilombola community Picada, located in the municipality of Ipanguaçu / RN, where
the Renascer dos Artesãos da Carnauba Association is located. Our object of study
is the artisans, who work in the production of traditional crafts, in which the main raw
material for the manufacture of the handmade pieces is the straw extracted from the
carnauba. In order to collect the information, visits and interviews were made with
some of the members, with the purpose of analyzing the crafts as an alternative work
and income in the life of these craftsmen, and to know what were the significant
changes that occur from the moment they began to manufacture and sell these
handmade pieces. Impact assessment in the community after social technology
adherence. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artesanato tradicional | pt_BR |
dc.subject | Renda | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.title | O artesanato como alternativa de trabalho e renda em uma Comunidade Quilombola/Agrovila - estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Sandra Maria Campos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6487313935953110 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A atividade artesanal é fonte de renda para grande número de
famílias brasileiras, seja nos grandes centros ou nos pontos mais distantes,
demonstrando muita força na geração de empregos. Ao mesmo tempo, o
artesanato oferece maior visibilidade à produção cultural de grupos sociais
marginalizados, como as comunidades dos remanescentes de quilombolas,
alimentando as discussões potencialmente transformadoras sobre suas
condições e posição secundária em políticas públicas e leis voltadas para o
próprio artesanato, bem como nas organizações de artesãos. Diante desse
cenário, esse trabalho foi desenvolvido na comunidade quilombola Picada,
localizada no município de Ipanguaçu/RN, onde fica situada a Associação
Renascer dos Artesãos da Carnaúba. O nosso objeto de estudo trata-se dos
artesãos, que trabalham na produção do artesanato tradicional, no qual a
principal matéria-prima para a fabricação das peças artesanais é a palha extraída
da carnaubeira. Para a coleta das informações foram feitas visitas e entrevistas
com alguns dos associados, com o intuito de analisar o artesanato como
alternativa de trabalho e renda na vida destes artesãos. Tendo como objetivo
principal saber quais foram as mudanças significativas que ocorreram a partir do
momento que começaram a fabricar e vender essas peças artesanais. Avaliação
dos impactos na comunidade após a adesão da tecnologia social. | pt_BR |