dc.creator | Azevedo, Arthur Gustavo Borges de | |
dc.date.accessioned | 2023-07-11T12:30:54Z | |
dc.date.available | 2023-07-11T12:30:54Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2450 | |
dc.description.abstract | In summary, this report explores the aspects of sports marketing and sport pedagogy, addressing the difficulties of pedagogy and teaching, where its function is not only to train athletes, but also citizens, given that the influence of marketing that has high visibility, consequently attracting more athletes, funding the careers of many, so our research brings another perspective of pedagogy different from what marketing shows. Following this line of reasoning, the methodology consists of interviews with professionals from the volleyball teaching network, looking for tensions about the difficulties in training and training athletes and how this will contribute or harm. The result of the research took place in interviews with qualified professionals of volleyball itself, where they shared experiences of their professional life and how they face criticism and evolution of their students. Where in our perspective, it also brought us learning and a different vision than we had before. Starting from the fact that volleyball students must have a basic training, where sport procedures are developed, they still feel a need that volleyball is not as well seen as other sports, however, despite their difficulties, they consider the very important sport for your academic and personal growth, where your interest in learning is greater than your difficulties. Where the physical educators interviewed, show that they carry an efficient planning, inserting other sports, mainly volleyball, so that everyone has a better motivation and feel free to practice the sport they want. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Marketing esportivo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia do esporte | pt_BR |
dc.subject | Vôlei | pt_BR |
dc.subject | Atleta | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | Sacando na linha: tensões e potencialidades entre a pedagogia do esporte e o marketing esportivo. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cédrick Cunha Gomes da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2143994193870237 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Lajes | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Em síntese, esse relatório explora as vertentes do marketing esportivo e da pedagogia do esporte, abordando as dificuldades da pedagogia quanto ensino, onde sua função não é apenas formar atletas, mas, como também cidadãos, tendo em vista que a influência do marketing que tem uma grande visibilidade, consequentemente convoca mais atletas, financiando a carreira de muitos, sendo assim, a nossa pesquisa traz outra perspectiva da pedagogia diferente da que o marketing mostra. Seguindo esta linha de raciocínio, a metodologia consiste em entrevistas feitas com profissionais da rede de ensino do voleibol, buscando as tensões sobre as dificuldades no treinamento e na formação de atletas e de que forma isso vai contribuir ou prejudicar. O resultado da pesquisa deu-se em entrevistas com profissionais capacitados do voleibol em si, onde eles compartilharam experiências de sua vida profissional e como encaram críticas e evoluções de seus alunos. Onde em nossa perspectiva, nos trouxe também aprendizados e uma visão diferente da que tínhamos antes. Partindo de um fato em que alunos do voleibol devem ter uma formação básica, onde se desenvolvem procedimentos do esporte, ainda sentem uma necessidade de que o voleibol não é tão bem visto como outros esportes, porém, os mesmos apesar de suas dificuldades, consideram o esporte importantíssimo para seu crescimento acadêmico e pessoal, onde seu interesse em aprender é maior que suas dificuldades. Onde os educadores físicos entrevistados, mostram que carregam um planejamento eficiente, inserindo outras modalidades esportivas, principalmente o voleibol, para que todos tenham uma
melhor motivação e se sintam à vontade em praticar o esporte que desejam. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Costa, Maria Júlia Valentim Roque da | |