dc.creator | Marques, Larissa Elias | |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T13:03:12Z | |
dc.date.available | 2023-07-10T13:03:12Z | |
dc.date.issued | 2022-02-10 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2442 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | MOOC | pt_BR |
dc.subject | Sistema Web | pt_BR |
dc.subject | Português | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.title | PORT+: uma plataforma de ensino baseada em curso online aberto e massivo (MOOC) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Fernando Helton Linhares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2558010876085144 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Melo Neto, Mario Andrade Vieira de Melo Neto | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Lajes | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Como observado pelos docentes da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Avançado Lajes, há uma problemática no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos perante certos assuntos da disciplina e como isso afeta outras matérias e atividades exigidas pelos diferentes cursos do ensino médio integrado, principalmente no referente à leitura e escrita. Em decorrência destas dificuldades, este projeto propõe a implementação de uma plataforma que visa auxiliar tanto os discentes quanto os docentes ao ofertar cursos voltados para as áreas em que estes sentem mais dificuldade, por meio de uma atuação baseada na ideia de não-tutoria e de Curso Online Aberto e Massivo (MOOC). O corpus da pesquisa está centrado na implementação de um portal web, que contenha cursos inicialmente relacionados à disciplina de Língua Portuguesa, e que contribua para o ensino através de ações lúdicas e interativas. Em termos teóricos, o estudo está fundamentado numa abordagem interdisciplinar, compreendendo os conceitos vistos ao longo do curso técnico integrado em informática e a concepção de educomunicação, ancora-se também nos estudos referentes ao ensino numa perspectiva de letramento digital e de trabalho com MOOC. Os resultados esperados são pautados na conclusão e êxito da plataforma pretendida. | pt_BR |