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dc.creatorSilva, Keilha Emanuele do Nascimento
dc.date.accessioned2023-06-20T18:29:07Z
dc.date.available2023-06-20T18:29:07Z
dc.date.issued2022-09-30
dc.identifier.citationSILVA. Keilha Emanuele do Nascimento. Formação de professores de língua espanhola no IFRN/CNAT: crenças de alunos sobre a disciplina de fonética e fonologia. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2410
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagept_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.titleFormação de professores de língua espanhola no IFRN/CNAT: crenças de alunos sobre a disciplina de fonética e fonologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980865905511121pt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.referee3Nascimento, José Mateus do
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre como as crenças referentes à fonética e à fonologia da língua espanhola estão presentes na formação dos alunos do curso de Licenciatura em Letras Espanhol do IFRN. O objetivo geral foi investigar as crenças de alunos do curso sobre a importância da disciplina de fonética e fonologia I antes e depois de cursá-la. Para atingir nosso propósito nos valemos de um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório e descritivo (GIL, 2008) com o uso de questionários como instrumentos de coleta de dados. Por pontuar a importância da fonética e fonologia e conhecimentos sobre pronúncia, nossa fundamentação teórica foi desenvolvida no intuito de roborar a relevância desses saberes para a aprendizagem de um idioma. Recorremos aos estudos fonéticos de Quilis (1999), Fernández (2007) e Ladefoged (1993); Pinho (2021), Pérez (1999) e Adrião (2014) para abordar fonética na prática de ensino e os conhecimentos adquiridos com ela. E, na sequência, utilizamos o estudo sobre crenças de Barcelos (2001) para ter conhecimentos das várias abordagens, Mulik (2008) para enfatizar a importância do estudo de crenças no meio acadêmico, Murphey (1996), Pajares (1996), Lyons (2019) e Freeman (1989) para contextualização de como são as crenças e como elas influenciam no aprendizado e para entendimento de que elas podem ser modificadas após uma vivência. Constatamos inicialmente que os alunos já haviam se interessado em estudar a pronúncia da Língua Espanhola. Em consequência e que a vivência na disciplina, o interesse em continuar estudando pronúncia e aspectos fonéticos e fonológicos, esteve presente inclusive nos estudantes que haviam mencionaram anteriormente o não interesse pelo estudo. Sobre o dever do professor em pronunciar corretamente os sons da Língua Espanhola, a crença inicial dos estudantes era que a pronúncia é muito importante quando se é professor. As respostas que discordavam eram justificadas com os fatores de variação da língua. Esses conhecimentos de variação de sons foram adquiridos ao longo da disciplina e, ao final, houve o entendimento que a discussão não era a respeito de perfeição, e, sim, sobre busca da excelência. As crenças iniciais sobre o que esperar da disciplina eram em sua totalidade com expectativas positivas. Os alunos esperavam obter conhecimento, desenvolver a fala e aprender os sons. O contraste foi significativo, pois os alunos relatam que a disciplina esteve como um desafio bem diferente do que imaginavam e, que, também se surpreenderam com a maneira de ensino da professora da disciplina. A análise dos dados também mostra a perspectiva de como eles acreditavam que a disciplina poderia contribuir para sua carreira docente. Que passou de uma certeza objetiva para uma crença mais completa: a consciência de como seria essa assistência na prática.pt_BR


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