dc.creator | Silva, Keilha Emanuele do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T18:29:07Z | |
dc.date.available | 2023-06-20T18:29:07Z | |
dc.date.issued | 2022-09-30 | |
dc.identifier.citation | SILVA. Keilha Emanuele do Nascimento. Formação de professores de língua espanhola no IFRN/CNAT: crenças de alunos sobre a disciplina de fonética e fonologia. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2410 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.subject | Pronúncia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizage | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de língua espanhola no IFRN/CNAT: crenças de alunos sobre a disciplina de fonética e fonologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7980865905511121 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, José Mateus do | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo sobre como as crenças referentes à
fonética e à fonologia da língua espanhola estão presentes na formação dos alunos do curso de
Licenciatura em Letras Espanhol do IFRN. O objetivo geral foi investigar as crenças de alunos do curso
sobre a importância da disciplina de fonética e fonologia I antes e depois de cursá-la. Para atingir nosso
propósito nos valemos de um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório e descritivo (GIL, 2008)
com o uso de questionários como instrumentos de coleta de dados. Por pontuar a importância da fonética
e fonologia e conhecimentos sobre pronúncia, nossa fundamentação teórica foi desenvolvida no intuito
de roborar a relevância desses saberes para a aprendizagem de um idioma. Recorremos aos estudos
fonéticos de Quilis (1999), Fernández (2007) e Ladefoged (1993); Pinho (2021), Pérez (1999) e Adrião
(2014) para abordar fonética na prática de ensino e os conhecimentos adquiridos com ela. E, na
sequência, utilizamos o estudo sobre crenças de Barcelos (2001) para ter conhecimentos das várias
abordagens, Mulik (2008) para enfatizar a importância do estudo de crenças no meio acadêmico,
Murphey (1996), Pajares (1996), Lyons (2019) e Freeman (1989) para contextualização de como são as
crenças e como elas influenciam no aprendizado e para entendimento de que elas podem ser modificadas
após uma vivência. Constatamos inicialmente que os alunos já haviam se interessado em estudar a
pronúncia da Língua Espanhola. Em consequência e que a vivência na disciplina, o interesse em
continuar estudando pronúncia e aspectos fonéticos e fonológicos, esteve presente inclusive nos
estudantes que haviam mencionaram anteriormente o não interesse pelo estudo. Sobre o dever do
professor em pronunciar corretamente os sons da Língua Espanhola, a crença inicial dos estudantes era
que a pronúncia é muito importante quando se é professor. As respostas que discordavam eram
justificadas com os fatores de variação da língua. Esses conhecimentos de variação de sons foram
adquiridos ao longo da disciplina e, ao final, houve o entendimento que a discussão não era a respeito
de perfeição, e, sim, sobre busca da excelência. As crenças iniciais sobre o que esperar da disciplina
eram em sua totalidade com expectativas positivas. Os alunos esperavam obter conhecimento,
desenvolver a fala e aprender os sons. O contraste foi significativo, pois os alunos relatam que a
disciplina esteve como um desafio bem diferente do que imaginavam e, que, também se surpreenderam
com a maneira de ensino da professora da disciplina. A análise dos dados também mostra a perspectiva
de como eles acreditavam que a disciplina poderia contribuir para sua carreira docente. Que passou de
uma certeza objetiva para uma crença mais completa: a consciência de como seria essa assistência na
prática. | pt_BR |