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dc.creatorSilva Júnior, José Inácio da
dc.date.accessioned2023-06-20T12:51:54Z
dc.date.available2023-06-20T12:51:54Z
dc.date.issued2022-01-24
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2399
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectMeninaspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleRelatório final: Projeto de pesquisa como prática profissional: Meninas que contam, histórias que inspiram: Literatura e resistência em três narrativas de meninaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cassia de Fatima Matos dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635261635234216pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alcantara, Wladson de Queiroz
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351911707238447pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLajespt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste relatório apresenta os resultados da Prática profissional desenvolvida como componente curricular por meio do Projeto de Pesquisa, “Meninas que contam, histórias que inspiram: literatura e resistência em três narrativas de meninas”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus avançado Lajes. O objetivo geral do projeto foi, por um lado, investigar o caráter de resistência das personagens centrais das narrativas literárias Minha vida de menina (MORLEY,1998), um diário; Becos da Memória (EVARISTO, 2017), romance de memória ficcional; e Eu Sou Malala (YOUSAFZAI e LAMB, 2013), uma biografia; e, por outro lado, investigar histórias de meninas-mulheres que vivem na microrregião de Angicos, cuja trajetória tenha sido marcada por um exercício de autonomia e resistência frente às adversidades. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizou-se como bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, a metodologia consistiu em leitura, análise e interpretação das obras literárias, enquanto na pesquisa de campo foi utilizada a técnica da entrevista estruturada, tendo sido entrevistadas oito jovens mulheres, todas da microrregião de Angicos. As atividades foram desenvolvidas e orientadas, semanalmente, de forma remota por meio de encontros on-line virtuais na Plataforma Microsoft Teams e de diálogos em um grupo de whatsapp. Teoricamente, ancorou-se nos conceitos da teoria literária, como personagem, espaço, tempo, obra, autor e leitor, bem como no conceito de resistência, formação do leitor literário e literatura como um direito. Os resultados da pesquisa apontam para o impacto dos problemas sociais com os quais lidam as jovens, alterando ou dificultando suas vidas, bem como a força que emerge ao se posicionarem frente aos sistemas ou conjunto de normas e crenças, sejam familiares, religiosas ou sociais. Ainda, se percebe como valores e pilares das vidas dessas jovens, a família (em especial a mãe), os amigos, o estudo (a escola) e a religião.pt_BR


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