dc.description.resumo | Este relatório apresenta os resultados da Prática profissional desenvolvida como componente curricular por meio do Projeto de Pesquisa, “Meninas que contam, histórias que inspiram: literatura e resistência em três narrativas de meninas”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus avançado Lajes. O objetivo geral do projeto foi, por um lado, investigar o caráter de resistência das personagens centrais das narrativas literárias Minha vida de menina (MORLEY,1998), um diário; Becos da Memória (EVARISTO, 2017), romance de memória ficcional; e Eu Sou Malala (YOUSAFZAI e LAMB, 2013), uma biografia; e, por outro lado, investigar histórias de meninas-mulheres que vivem na microrregião de Angicos, cuja trajetória tenha sido marcada por um exercício de autonomia e resistência frente às adversidades. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracterizou-se como bibliográfica e de campo. Na pesquisa bibliográfica, a metodologia consistiu em leitura, análise e interpretação das obras literárias, enquanto na pesquisa de campo foi utilizada a técnica da entrevista estruturada, tendo sido entrevistadas oito jovens mulheres, todas da microrregião de Angicos. As atividades foram desenvolvidas e orientadas, semanalmente, de forma remota por meio de encontros on-line virtuais na Plataforma Microsoft Teams e de diálogos em um grupo de whatsapp. Teoricamente, ancorou-se nos conceitos da teoria literária, como personagem, espaço, tempo, obra, autor e leitor, bem como no conceito de resistência, formação do leitor literário e literatura como um direito. Os resultados da pesquisa apontam para o impacto dos problemas sociais com os quais lidam as jovens, alterando ou dificultando suas vidas, bem como a força que emerge ao se posicionarem frente aos sistemas ou conjunto de normas e crenças, sejam familiares, religiosas ou sociais. Ainda, se percebe como valores e pilares das vidas dessas jovens, a família (em especial a mãe), os amigos, o estudo (a escola) e a religião. | pt_BR |