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dc.creatorLima, Paulo Luiz Silva de
dc.date.accessioned2023-05-26T15:10:50Z
dc.date.available2023-05-12
dc.date.available2023-05-26T15:10:50Z
dc.date.issued2023-05-12
dc.identifier.citationThis research sought to reflect on the teaching of indigenous culture in the curriculum of the EJA modality and had as empirical field "the teaching of indigenous culture in the curriculum of the EJA in the municipal school Alberto Torres Galvão", located in the Landfill site, municipality of Goianinha - RN. To think about the process of teaching and learning students in relation to indigenous culture, a remarkable part of our formation as a people and as a society. The researched school is not inserted in an indigenous village, however it is important a qualified approach on the subject so that it can be discussed in the school space, contributing to the protection and dissemination of indigenous culture and cultural formation of the Brazilian people, problematizing indigenous school education, as well as the concept of decoloniality thus becoming, instrument to fight for the implementation of Law No. 11,645 (March 2008), establishes the mandatory study of indigenous and Afro-Brazilian history and culture in elementary and high school establishments. Therefore, this research aimed to understand the teaching of indigenous culture in the curriculum of the EJA modality, thinking of the curriculum as a fundamental tool in the teaching and learning process for the construction of citizenship and enlargement of democracy, filling educational gaps that contemplate and respect the diversity and cultural plurality of the country.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2371
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectCultura Indígenapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleDescolonizar o currículo : reflexões sobre o ensino da cultura indígena entre Jovens e Adultos da Escola Municipal Alberto Torres Galvão (Sítio Aterro – Goianinha/RN)pt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou refletir sobre o ensino da cultura indígena no currículo da modalidade EJA e teve como campo empírico “o ensino da cultura indígena no currículo do EJA na escola municipal Alberto Torres Galvão”, localizada no sítio Aterro, município de Goianinha – RN. Para pensar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes com relação a cultura indígena, parte marcante da nossa formação como povo e como sociedade. A escola pesquisada não está inserida em uma aldeia indígena, no entanto, é importante uma abordagem qualificada sobre o tema para que o mesmo possa ser discutido no espaço escolar, contribuindo com a proteção e difusão da cultura indígena e da formação cultural do povo brasileiro, problematizando a educação escolar indígena, bem como o conceito de descolonialidade se tornando assim, instrumento de luta pela efetivação da lei nº 11.645 (março de 2008), que estabelece a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Logo, esta pesquisa teve como objetivo principal compreender o ensino da cultura indígena no currículo da modalidade EJA, pensando o currículo como uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem para a construção da cidadania e alargamento da democracia, suprindo lacunas educacionais que contemplem e respeitem a diversidade e a pluralidade cultural do país.pt_BR


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