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dc.creatorGobbi, João Vitor
dc.date.accessioned2023-03-30T18:29:09Z
dc.date.available2023-03-30T18:29:09Z
dc.date.issued2023-01-18
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2336
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.titleO ensino de função quadrática através de modelagem matemática: uma aplicação utilizando modalidades esportivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1340456561879500pt_BR
dc.contributor.advisor1Gobbi, Cristiano Rodrigo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176381727914421pt_BR
dc.contributor.referee1Gobbi, Cristiano Rodrigo
dc.contributor.referee2Alves, Mario César Martins
dc.contributor.referee3Mota, Cláudio dos Santos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma atividade para uma turma de 9º ano do ensino fundamental, em que visa utilizar a modelagem matemática com o intuito de utilizar a interdisciplinaridade do conteúdo de função quadrática com a educação física, de forma a ajudar tanto professores quanto os alunos no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica. Com base nas diversas formas de se trabalhar a interdisciplinaridade em vários conteúdos, foi escolhida uma abordagem no campo de funções e mais precisamente no estudo das parábolas na função quadrática, utilizando de esportes para esse estudo através de algumas modalidades esportivas, sendo elas, vôlei, futebol e basquete. O objetivo deste trabalho, é conseguir associar os esportes com matemática, através da modelagem e interdisciplinaridade. Para o referencial teórico foram utilizados alguns trabalhos, os principais sendo, Coimbra (2000), Leis (2005), Gontijo (2007), Leite (2008) e Fortes; Junior; Oliveira (2014). A metodologia utilizada, foi a quali-quantitativa, de modo que a qualitativa foi utilizada nas pesquisas bibliográficas e na construção e descrição da aplicação da atividade proposta. E a pesquisa quantitativa foi utilizada para a análise dos resultados, que foram obtidos através de um questionário. O trabalho foi a aplicação de uma atividade em cinco momentos, utilizando o vôlei e o basquete como os principais esportes. Os resultados mostraram que com a atividade os alunos conseguiram compreender o conteúdo, quando eles observam o que eles estão aprendendo na prática conseguem aprender o conteúdo com mais facilidade e quando é uma atividade com uma metodologia ativa os alunos tendem a se mostrarem mais interessados no assunto, facilitando também o aprendizado deles. A realização de todas as etapas desse trabalho ocorreram como planejado, atingindo dessa forma todos os objetivos iniciais do projeto, no qual conseguimos realizar os processos em que se demanda na modelagem matemática e nos conceitos que são pedidos na BNCC.pt_BR
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