dc.description.resumo | O presente trabalho é uma atividade para uma turma de 9º ano do ensino fundamental, em que
visa utilizar a modelagem matemática com o intuito de utilizar a interdisciplinaridade do
conteúdo de função quadrática com a educação física, de forma a ajudar tanto professores
quanto os alunos no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica. Com base nas
diversas formas de se trabalhar a interdisciplinaridade em vários conteúdos, foi escolhida uma
abordagem no campo de funções e mais precisamente no estudo das parábolas na função
quadrática, utilizando de esportes para esse estudo através de algumas modalidades esportivas,
sendo elas, vôlei, futebol e basquete. O objetivo deste trabalho, é conseguir associar os esportes
com matemática, através da modelagem e interdisciplinaridade. Para o referencial teórico foram
utilizados alguns trabalhos, os principais sendo, Coimbra (2000), Leis (2005), Gontijo (2007),
Leite (2008) e Fortes; Junior; Oliveira (2014). A metodologia utilizada, foi a quali-quantitativa,
de modo que a qualitativa foi utilizada nas pesquisas bibliográficas e na construção e descrição
da aplicação da atividade proposta. E a pesquisa quantitativa foi utilizada para a análise dos
resultados, que foram obtidos através de um questionário. O trabalho foi a aplicação de uma
atividade em cinco momentos, utilizando o vôlei e o basquete como os principais esportes. Os
resultados mostraram que com a atividade os alunos conseguiram compreender o conteúdo,
quando eles observam o que eles estão aprendendo na prática conseguem aprender o conteúdo
com mais facilidade e quando é uma atividade com uma metodologia ativa os alunos tendem
a se mostrarem mais interessados no assunto, facilitando também o aprendizado deles. A
realização de todas as etapas desse trabalho ocorreram como planejado, atingindo dessa forma
todos os objetivos iniciais do projeto, no qual conseguimos realizar os processos em que se
demanda na modelagem matemática e nos conceitos que são pedidos na BNCC. | pt_BR |
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