Mostrar registro simples

dc.creatorLira, Maelison de oliveira
dc.creatorCarvalho, Thainá padilha de
dc.date.accessioned2023-02-15T14:14:23Z
dc.date.available2017-12-28
dc.date.available2023-02-15T14:14:23Z
dc.date.issued2018-01-26
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2307
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectLetramento Digitalpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.titleLetramento digital de crianças em condições de vulnerabilidade socioeconômica do município de Canguaretama/RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA exclusão social de muitos habitantes do município de Canguaretama/RN é uma das consequências do seu IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é considerado “muito baixo”. Essa exclusão é ainda mais evidente quando se considera a sociedade moderna, que é fortemente baseada em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como smartphones, tablets, notebooks, Internet, dentre outras. Para favorecer a inclusão social no município, foi desenvolvido um projeto de extensão para a oferta de um curso de letramento digital para crianças em vulnerabilidade socioeconômica, inteiramente realizado no laboratório de Informática da escola onde elas estudam, cujos computadores foram regularmente mantidos em funcionamento pelos membros do projeto. Para tal, o projeto abrangeu uma abordagem multicampi (entre os Campi Canguaretama e Natal-Zona Norte do IFRN), multinível (envolvendo estudantes da Licenciatura em Informática e do Curso Técnico Integrado em Informática) e interdisciplinar (abrangendo Informática e Didática). Os resultados alcançados incluíram a alta taxa de permanência e êxito (75%) das crianças beneficiadas, a percepção de que elas se sentem mais confiantes do uso de TICs, além da continuidade do projeto para beneficiar mais turmas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples