dc.description.resumo | A exclusão social de muitos habitantes do município de Canguaretama/RN é uma das
consequências do seu IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), que é
considerado “muito baixo”. Essa exclusão é ainda mais evidente quando se considera
a sociedade moderna, que é fortemente baseada em Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs), como smartphones, tablets, notebooks, Internet, dentre outras.
Para favorecer a inclusão social no município, foi desenvolvido um projeto de extensão
para a oferta de um curso de letramento digital para crianças em vulnerabilidade
socioeconômica, inteiramente realizado no laboratório de Informática da escola onde
elas estudam, cujos computadores foram regularmente mantidos em funcionamento
pelos membros do projeto. Para tal, o projeto abrangeu uma abordagem multicampi
(entre os Campi Canguaretama e Natal-Zona Norte do IFRN), multinível (envolvendo
estudantes da Licenciatura em Informática e do Curso Técnico Integrado em
Informática) e interdisciplinar (abrangendo Informática e Didática). Os resultados
alcançados incluíram a alta taxa de permanência e êxito (75%) das crianças
beneficiadas, a percepção de que elas se sentem mais confiantes do uso de TICs,
além da continuidade do projeto para beneficiar mais turmas. | pt_BR |