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dc.creatorOliveira Júnior, Genilson Pontes de
dc.creatorSilva, Pâmela Catarina Ribeiro
dc.date.accessioned2023-02-15T14:13:42Z
dc.date.available2017-12-27
dc.date.available2023-02-15T14:13:42Z
dc.date.issued2018-01-23
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2305
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e da Comunicaçãopt_BR
dc.titleE-Leiturapt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA prática da leitura é muito importante na educação e formação das pessoas, mas, apesar disso, ainda carece de mecanismos de divulgação ou compartilhamento que possam aproximar os diferentes leitores a partir das suas preferências pessoais. Considerando essa dificuldade e visando solucioná-la, surgiu a ideia da criação de uma ferramenta, que inicialmente chamava-se e-Leitura e no decorrer do projeto mudou o nome para Leiaí, que consiste em um blog e que tem por objetivo proporcionar aos leitores do IFRN - Campus Canguaretama - um lugar de entretenimento e compartilhamento de suas experiências de leitura. A ferramenta disponibiliza funções online que facilitam a interação entre pessoas com gostos literários em comum, servindo como um diário virtual. O blog ainda conta com a divulgação de ideias e notícias que permeiam o mundo da leitura, bem como dicas de livros, podcasts, notícias e etc. Para comprovar a necessidade e motivação da criação deste blog, foi criado um formulário no GoogleForms e aplicado para a comunidade acadêmica do Campus. Tal questionário foi respondido e, através dele, foi possível levantar dados como: quais leituras as pessoas estavam fazendo, com que frequência liam, qual a quantidade de livros que possuíam, se seria interessante que houvesse um mecanismo para dividir e compartilhar suas leituras com outros leitores e, o mais importante, se utilizariam esse mecanismo, caso existisse. Depois de coletados os dados, foram gerados gráficos que mostraram em números a serventia da ferramenta. Por fim, os resultados apresentados ajudaram no desenvolvimento do blog. Os resultados da pesquisa apontam que há a necessidade de uma ferramenta com a proposta do Leiaí, e que os leitores fariam seu uso se existisse. Em termos de fundamentação teórica, nossas discussões se pautam em autores como: Cândido (1995), Cagliari (1993), Eliane Paz (2004), Tavares (2007), Ana Claudia Machado (2009), Danielle Santos (2010), Felipe Machado (2012), Parziale (2009) e Mauricio Abreu (2012).pt_BR


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