dc.creator | Silva, Jailton Sousa Rodrigues da | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T11:20:18Z | |
dc.date.available | 2021-01-01 | |
dc.date.available | 2023-02-01T11:20:18Z | |
dc.date.issued | 2019-04-04 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2297 | |
dc.description.abstract | This work proposes to reflect on the Indigenous School Education (ISE) of Rio
Grande do Norte (RN) - from the perspective of its educators - and about their
communities, their schools and the education experienced in them. The objective of
this study is to understand the perceptions of the educators participating in the
Federal Public Policy focused on the education of indigenous peoples and named
"Action Indigenous Knowledge in the School" (AIKS), considering the socio-political
action of each one and the formal organization of knowledge of their ethnic groups.
The research object, as for theory, ranged from subjects such as Education, School,
Ethnic Identity, Ethnogenesis, Ethnic Group and Territorialization. Field work was
done through participant observation and shared interviews, in the midst of the
dialogue with the interlocutors, during the AIKS implementation phases. In the face of
this research, we realize that the AIKS of the peoples studied is an eminently political
issue, since it is an integral part of its Reterritorialization - an equally political process,
whose central axis is the experience of the Ethnic Identity mobilized by each
indigenous group at the historical moment of its relationship with the State. Thus, we
conclude that for the educators the ISE is a kind of qualification towards the
officialisation of their Indigenous Schools, and this is the main target, since they
represent a form of ratification of the recognition of the State to their ethnic groups. It
was also noted that, for some indigenous peoples, participation in ASIE is a first step
in a way in which the Indian can participate in global society on an equal footing with
non-Indians, even if it is necessary to postpone the affirmation of a greater
differentiation with respect to that same society. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Reterritorialização. Etnogênese. Comunidades. Escolas Indígenas. Estado. | pt_BR |
dc.title | Povos indígenas do Rio Grande do Norte e seus processos de educação : as percepções dos educadores Potiguara e Tapuia e sua inserção na Ação Saberes Indígenas na Escola | pt_BR |
dc.title.alternative | Indigenous peoples of Rio Grande do Norte and their processes of education : the perceptions of Potiguara and Tapuia educators and their insertion in the Indigenous Knowledge Action at School | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5693122186022405 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Flávio Rodrigo Freire | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5928776388071995 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2ID | https://orcid.org/0000-0001-5881-3344 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5928776388071995 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maia, Márcio Monteiro | |
dc.contributor.referee2 | Vieira, José Glebson | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Etnologia | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe refletir sobre a Educação Escolar Indígena (EEI) do Rio Grande do Norte (RN) – a partir do olhar de seus educadores – e sobre suas comunidades, suas escolas e a educação vivenciada nelas. Tem como objetivo compreender as percepções – quanto a essa temática – dos educadores participantes da Política Pública Federal voltada à educação dos povos indígenas e nomeada ―Ação Saberes Indígenas na Escola‖ (ASIE), considerando a atuação sociopolítica de cada um e a organização formal dos saberes de seus grupos étnicos. O objeto de pesquisa, quanto a teoria, figurou entre temas como Educação, Escola, Identidade Étnica, Etnogênese, Grupo Étnico e Territorialização. O trabalho de campo se deu através da observação participante e de entrevistas partilhadas, em meio ao diálogo construído com os interlocutores, durante as fases de execução da ASIE. Diante da pesquisa realizada percebemos que a EEI dos povos estudados é uma questão eminentemente política, por ser ela parte integrante de sua Reterritorialização – um processo igualmente político, cujo eixo central é a vivencia da Identidade Étnica mobilizada por cada grupo indígena no momento histórico de sua relação com o Estado. Assim, concluímos que para os educadores a EEI é uma espécie de habilitação rumo à oficialização das suas Escolas Indígenas, e esse é o principal alvo, por elas representarem uma forma de ratificação do reconhecimento do Estado às suas etnias. Notou-se ainda que, para alguns indígenas, a participação na ASIE é um primeiro passo de um caminho em cujo final o índio poderá participar da sociedade global em pé de igualdade com o não-índio, nem que para isso seja preciso adiar a afirmação coletiva de uma maior diferenciação com relação a essa mesma sociedade. | pt_BR |
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