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dc.creatorRodrigues, Joventina Firmina
dc.date.accessioned2022-06-21T17:59:41Z
dc.date.available2022-06-21T17:59:41Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationRodrigues, Joventina Firmina. História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN. Orientador: José Mateus do Nascimento. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2212
dc.description.abstractThis dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to 2010, having as specific goals: to comprehend the Senac/RN’s historical path in the context of the Brazilian professional education; to identify in-service training practices for teachers in the Senac/RN’s professional education; to analyse how these teacher training practices were institutionalized by the Senac/RN. This study adopts the following theoretical framework: regarding history, memory and sources, Michel de Certeau (2006) and Jacques Le Goff (1990); about professional education and history of the professional education, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos (2005), Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2010; 2014), and Luiz Antônio Cunha (2005); about teacher training and teacher training for professional education, Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2014), Lucília Machado (2008), and Acácia Kuenzer (2011). The research started by a bibliographic survey before carrying documental research in the archives of the National Department and the Regional Department of the Senac. The documents on which this study is based on are: Correio Senac; Senac Technical Bulletin; Senac/RN Reports; and Senac/DN Reports. The Discursive Textual Analysis was applied as the method of document analysis. This research has allowed the conclusion that, during the history of the Senac/RN’s professional education, teacher training practices happened continuously and in-service and were characterized by different typologies: unprecedented, periodic, and expanded/perennial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSenacpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectFormação contínua em serviçopt_BR
dc.subjectPráticas de formação docente em serviçopt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectSenacpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectin-service continuos trainingpt_BR
dc.subjectin-service teacher training practicespt_BR
dc.titleHistória das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7139187665825329pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, José Mateus do
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Profissionalpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo de pesquisa reconstituir a história das práticas de formação contínua em serviço para os docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 2010, tendo como objetivos específicos: compreender o percurso histórico do Senac/RN no contexto da educação profissional brasileira; identificar as práticas de formação contínua em serviço para os docentes na educação profissional do Senac/RN; analisar como essas práticas de formação docente foram institucionalizadas pelo Senac/RN. Este estudo adota o seguinte aporte teórico: no que concerne à temática de história, memória e fontes, Michel de Certeau (2006) e Jacques Le Goff (1990); quanto à educação profissional e à história da educação profissional, Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Marise Ramos (2005), Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2010; 2014) e Luiz Antônio Cunha (2005); quanto à formação docente e à formação docente para educação profissional, Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2014), Lucília Machado (2008) e Acácia Kuenzer (2011). O desenvolvimento da pesquisa partiu de levantamento bibliográfico, seguido de pesquisa documental realizada nos arquivos do Departamento Nacional e Departamento Regional do Senac. Os documentos em que este trabalho se baseia são: o Correio Senac; o Boletim Técnico do Senac; os Relatórios do Senac/RN; e os Relatórios do Senac/DN. A Análise Textual Discursiva foi utilizada como método de análise documental. Esta pesquisa permitiu concluir que, durante a história da educação profissional do Senac/RN, as práticas de formação docente ocorreram de maneira contínua e em serviço e se caracterizaram por diferentes tipologias: inédita, periódica e ampliadas/perenes.pt_BR


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