dc.creator | Rodrigues, Joventina Firmina | |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T17:59:41Z | |
dc.date.available | 2022-06-21T17:59:41Z | |
dc.date.issued | 2022-02-17 | |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Joventina Firmina. História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a
educação profissional no SENAC/RN. Orientador: José Mateus do Nascimento. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2212 | |
dc.description.abstract | This dissertation aims to reconstruct the history of in-service training practices for teachers of
the National Service for Commercial Learning (SENAC) of Rio Grande do Norte from 1950 to
2010, having as specific goals: to comprehend the Senac/RN’s historical path in the context of
the Brazilian professional education; to identify in-service training practices for teachers in the
Senac/RN’s professional education; to analyse how these teacher training practices were
institutionalized by the Senac/RN. This study adopts the following theoretical framework:
regarding history, memory and sources, Michel de Certeau (2006) and Jacques Le Goff (1990);
about professional education and history of the professional education, Gaudêncio Frigotto,
Maria Ciavatta e Marise Ramos (2005), Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2010; 2014),
and Luiz Antônio Cunha (2005); about teacher training and teacher training for professional
education, Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2014), Lucília Machado (2008), and Acácia
Kuenzer (2011). The research started by a bibliographic survey before carrying documental
research in the archives of the National Department and the Regional Department of the Senac.
The documents on which this study is based on are: Correio Senac; Senac Technical Bulletin;
Senac/RN Reports; and Senac/DN Reports. The Discursive Textual Analysis was applied as the
method of document analysis. This research has allowed the conclusion that, during the history
of the Senac/RN’s professional education, teacher training practices happened continuously and
in-service and were characterized by different typologies: unprecedented, periodic, and
expanded/perennial. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Senac | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Formação contínua em serviço | pt_BR |
dc.subject | Práticas de formação docente em serviço | pt_BR |
dc.subject | Professional education | pt_BR |
dc.subject | Senac | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | in-service continuos training | pt_BR |
dc.subject | in-service teacher training practices | pt_BR |
dc.title | História das práticas de formação contínua em serviço de docentes para a educação profissional no SENAC/RN (1950-2010) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7139187665825329 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, José Mateus do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, José Mateus do | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Profissional | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo de pesquisa reconstituir a história das práticas de formação
contínua em serviço para os docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(Senac), do Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 2010, tendo como objetivos específicos:
compreender o percurso histórico do Senac/RN no contexto da educação profissional brasileira;
identificar as práticas de formação contínua em serviço para os docentes na educação
profissional do Senac/RN; analisar como essas práticas de formação docente foram
institucionalizadas pelo Senac/RN. Este estudo adota o seguinte aporte teórico: no que concerne
à temática de história, memória e fontes, Michel de Certeau (2006) e Jacques Le Goff (1990);
quanto à educação profissional e à história da educação profissional, Gaudêncio Frigotto, Maria
Ciavatta e Marise Ramos (2005), Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2010; 2014) e Luiz
Antônio Cunha (2005); quanto à formação docente e à formação docente para educação
profissional, Sílvia Manfredi (2002), Dante Moura (2014), Lucília Machado (2008) e Acácia
Kuenzer (2011). O desenvolvimento da pesquisa partiu de levantamento bibliográfico, seguido
de pesquisa documental realizada nos arquivos do Departamento Nacional e Departamento
Regional do Senac. Os documentos em que este trabalho se baseia são: o Correio Senac; o
Boletim Técnico do Senac; os Relatórios do Senac/RN; e os Relatórios do Senac/DN. A Análise
Textual Discursiva foi utilizada como método de análise documental. Esta pesquisa permitiu
concluir que, durante a história da educação profissional do Senac/RN, as práticas de formação
docente ocorreram de maneira contínua e em serviço e se caracterizaram por diferentes
tipologias: inédita, periódica e ampliadas/perenes. | pt_BR |