Mostrar registro simples

dc.creatorBarbosa, Louise Alane Martins
dc.date.accessioned2022-05-17T15:15:11Z
dc.date.available2022-05-17T15:15:11Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.identifier.citationBARBOSA, Louise Alane Martins. Análise de erros de interlíngua na produção escrita de alunos da licenciatura em espanhol do IFRN. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2200
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterlínguapt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectInterlengua.pt_BR
dc.subjectAnálisis de errorespt_BR
dc.subjectProducción escritapt_BR
dc.subjectLengua españolapt_BR
dc.titleAnálise de erros de interlíngua na produção escrita de alunos da licenciatura em espanhol do IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222148242140445pt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.advisor2Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee1Saboia, Andressa Luna
dc.contributor.referee2Santos, Erika Moreira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoBuscando compreender as etapas que envolvem o processo de aprendizagem de línguas estrangeiras e como os erros cometidos pelos aprendizes podem indicar informações sobre essas etapas, os estudiosos da interlíngua vêm realizando suas pesquisas. Para isso, o método de análise de erros é usado em produções orais e escritas, revelando características da interlíngua desses aprendizes. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa a produção escrita dos alunos não nativos da língua espanhola do terceiro período da Licenciatura em Letras Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A análise contempla a identificação, aclassificação e a descrição dos traços das produções linguísticas de expressão escrita que se distanciam da norma culta da língua meta nos aspectos gramatical, lexical e gráfico. O trabalho faz uso do conceito de erro de Corder (1967), da taxonomia de Sonsoles Fernández (1990;1997) e dos estudos sobreanálise de erros e a interlíngua de Selinker (1972), Gargallo (1992;1993) e Baralo (2004). Apresenta, como corpus, a análise de nove questionários e redações. E como resultado características da interlíngua dos alunos participantes nas categorias pesquisadas (gramatical, lexical e gráfico), concluindo que a competência linguística se adquire mediante equilíbrio no domínio de vocabulário, de regras e de uso da língua.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples