dc.creator | Barbosa, Louise Alane Martins | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T15:15:11Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T15:15:11Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Louise Alane Martins. Análise de erros de interlíngua na produção escrita de alunos da licenciatura em espanhol do IFRN. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2200 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interlíngua | pt_BR |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Produção escrita | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Interlengua. | pt_BR |
dc.subject | Análisis de errores | pt_BR |
dc.subject | Producción escrita | pt_BR |
dc.subject | Lengua española | pt_BR |
dc.title | Análise de erros de interlíngua na produção escrita de alunos da licenciatura em espanhol do IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5222148242140445 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saboia, Andressa Luna | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Erika Moreira | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Buscando compreender as etapas que envolvem o processo de aprendizagem
de línguas estrangeiras e como os erros cometidos pelos aprendizes podem
indicar informações sobre essas etapas, os estudiosos da interlíngua vêm
realizando suas pesquisas. Para isso, o método de análise de erros é usado
em produções orais e escritas, revelando características da interlíngua desses
aprendizes. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa a produção escrita
dos alunos não nativos da língua espanhola do terceiro período da Licenciatura
em Letras Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Norte (IFRN). A análise contempla a identificação, aclassificação
e a descrição dos traços das produções linguísticas de expressão escrita que se
distanciam da norma culta da língua meta nos aspectos gramatical, lexical e
gráfico. O trabalho faz uso do conceito de erro de Corder (1967), da taxonomia
de Sonsoles Fernández (1990;1997) e dos estudos sobreanálise de erros e a
interlíngua de Selinker (1972), Gargallo (1992;1993) e Baralo (2004). Apresenta,
como corpus, a análise de nove questionários e redações. E como resultado
características da interlíngua dos alunos participantes nas categorias
pesquisadas (gramatical, lexical e gráfico), concluindo que a competência
linguística se adquire mediante equilíbrio no domínio de vocabulário, de regras e
de uso da língua. | pt_BR |