dc.creator | Silva, Iuri Bezerra da | |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T13:04:34Z | |
dc.date.available | 2022-04-06T13:04:34Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2189 | |
dc.description.abstract | This monograph brings the discussion about the difficulties of undergraduates to stay
at IFRN Computer Science Degree course at Natal-Zona campus North. From the
observation of the high dropout rate and the delay to the At the conclusion of the
course in question, the impasses setbacks for students - for example, which subjects
cause the most discontent between them. These problems were noted in part to be
certain obstacles in primary and secondary education, and in the light of In this
scenario, the strategies adopted by minimize the learning problems of
undergraduates, and thinking about the autonomy of the learner, what attitudes
students took to assist them in learning content in the subjects and thus avoiding
disapproval. The studies were based on research in books, articles and theses,
added by the analysis of empirical data, obtained through the application of
questionnaire conducted in person with the students from the 4th to the 8th period
and with the teachers. In addition, in order to achieve a wider range of responses,
same questions were made available in a shared online form via Whatsapp and email
to IFRN campus Natal students, alumni and teachers North Zone. With the
information collected, we identified the obstacles that provoke difficulties, which
disciplines are considered more difficult and the actions teachers and students in
order to minimize learning problems of the contents. In addition, suggestions for
teaching techniques were learning to facilitate undergraduate learning. It is concluded
with this various difficulties are encountered in entering higher education and when
enrolled, many other issues arise. However, the IFRN is free competition and who
gets the grade and prerequisites equals. Thus, it is especially for the students, who
are the most interested and benefited from your qualification, the effort to minimize
these gaps elementary and high school students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Informática | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Permanência escolar | pt_BR |
dc.title | As dificuldades dos licenciandos para permanência no curso de Licenciatura em Informática do IFRN campus Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Francisco das Chagas da | |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia traz a discussão sobre as dificuldades dos licenciandos para
permanência no curso de Licenciatura em Informática do IFRN campus Natal-Zona
Norte. A partir da observação da alta taxa de desistências e da demora para a
conclusão do curso em questão, levantaram-se os impasses que provocam
contratempos para os discentes - por exemplo, quais disciplinas causam mais
descontentamento entre eles. Observou-se que esses problemas em parte são
consequência de determinados obstáculos no ensino fundamental e médio, e, diante
deste cenário, investigaram-se as estratégias adotadas pelos professores para
minimizar os problemas no aprendizado dos licenciandos, e, pensando na
autonomia do aprendiz, que atitudes os alunos tomaram para auxiliá-los na
aprendizagem dos conteúdos nas disciplinas e, assim, evitar a reprovação. Os
estudos realizados tiveram como base pesquisas em livros, artigos e teses,
acrescidas da análise de dados empíricos, obtidos por meio da aplicação de
questionário realizado presencialmente com os licenciandos do 4º ao 8º período e
com os docentes. Além disso, visando a alcançar uma gama maior de respostas, as
mesmas questões foram disponibilizadas em formulário on-line compartilhado via
Whatsapp e e-mail para alunos, ex-alunos e professores do IFRN campus NatalZona Norte. Com as informações coletadas, identificaram-se os obstáculos que
provocam as dificuldades, que disciplinas são consideradas mais difíceis e as ações
dos docentes e dos discentes a fim de minimizar as problemáticas na aprendizagem
dos conteúdos. Além disso, apontaram-se sugestões de técnicas de ensinoaprendizagem para facilitar o aprendizado dos licenciandos. Conclui-se, com este
trabalho, que várias dificuldades são enfrentadas para ingressar no ensino superior
e, quando matriculados, muitas outras problemáticas vão surgindo. Porém, o IFRN é
de livre concorrência e quem obtém nota e pré-requisitos necessários tem chances
iguais. Assim, cabe de modo especial aos alunos, que são os maiores interessados
e beneficiados com a sua qualificação, o esforço em minimizar essas lacunas
escolares do percurso do ensino fundamental e médio. | pt_BR |