Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Iuri Bezerra da
dc.date.accessioned2022-04-06T13:04:34Z
dc.date.available2022-04-06T13:04:34Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2189
dc.description.abstractThis monograph brings the discussion about the difficulties of undergraduates to stay at IFRN Computer Science Degree course at Natal-Zona campus North. From the observation of the high dropout rate and the delay to the At the conclusion of the course in question, the impasses setbacks for students - for example, which subjects cause the most discontent between them. These problems were noted in part to be certain obstacles in primary and secondary education, and in the light of In this scenario, the strategies adopted by minimize the learning problems of undergraduates, and thinking about the autonomy of the learner, what attitudes students took to assist them in learning content in the subjects and thus avoiding disapproval. The studies were based on research in books, articles and theses, added by the analysis of empirical data, obtained through the application of questionnaire conducted in person with the students from the 4th to the 8th period and with the teachers. In addition, in order to achieve a wider range of responses, same questions were made available in a shared online form via Whatsapp and email to IFRN campus Natal students, alumni and teachers North Zone. With the information collected, we identified the obstacles that provoke difficulties, which disciplines are considered more difficult and the actions teachers and students in order to minimize learning problems of the contents. In addition, suggestions for teaching techniques were learning to facilitate undergraduate learning. It is concluded with this various difficulties are encountered in entering higher education and when enrolled, many other issues arise. However, the IFRN is free competition and who gets the grade and prerequisites equals. Thus, it is especially for the students, who are the most interested and benefited from your qualification, the effort to minimize these gaps elementary and high school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.titleAs dificuldades dos licenciandos para permanência no curso de Licenciatura em Informática do IFRN campus Natal - Zona Nortept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee2Silva, Francisco das Chagas da
dc.contributor.referee3Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoEsta monografia traz a discussão sobre as dificuldades dos licenciandos para permanência no curso de Licenciatura em Informática do IFRN campus Natal-Zona Norte. A partir da observação da alta taxa de desistências e da demora para a conclusão do curso em questão, levantaram-se os impasses que provocam contratempos para os discentes - por exemplo, quais disciplinas causam mais descontentamento entre eles. Observou-se que esses problemas em parte são consequência de determinados obstáculos no ensino fundamental e médio, e, diante deste cenário, investigaram-se as estratégias adotadas pelos professores para minimizar os problemas no aprendizado dos licenciandos, e, pensando na autonomia do aprendiz, que atitudes os alunos tomaram para auxiliá-los na aprendizagem dos conteúdos nas disciplinas e, assim, evitar a reprovação. Os estudos realizados tiveram como base pesquisas em livros, artigos e teses, acrescidas da análise de dados empíricos, obtidos por meio da aplicação de questionário realizado presencialmente com os licenciandos do 4º ao 8º período e com os docentes. Além disso, visando a alcançar uma gama maior de respostas, as mesmas questões foram disponibilizadas em formulário on-line compartilhado via Whatsapp e e-mail para alunos, ex-alunos e professores do IFRN campus NatalZona Norte. Com as informações coletadas, identificaram-se os obstáculos que provocam as dificuldades, que disciplinas são consideradas mais difíceis e as ações dos docentes e dos discentes a fim de minimizar as problemáticas na aprendizagem dos conteúdos. Além disso, apontaram-se sugestões de técnicas de ensinoaprendizagem para facilitar o aprendizado dos licenciandos. Conclui-se, com este trabalho, que várias dificuldades são enfrentadas para ingressar no ensino superior e, quando matriculados, muitas outras problemáticas vão surgindo. Porém, o IFRN é de livre concorrência e quem obtém nota e pré-requisitos necessários tem chances iguais. Assim, cabe de modo especial aos alunos, que são os maiores interessados e beneficiados com a sua qualificação, o esforço em minimizar essas lacunas escolares do percurso do ensino fundamental e médio.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples