dc.creator | Porto, Vera Lucia Solano Feitosa | |
dc.creator | Cavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo | |
dc.creator | Nascimento, Bruna Laís Campos do | |
dc.creator | Mello, Dante Alighieri Alves de Mello | |
dc.creator | Alvarez, Edgar Bisset | |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T13:11:25Z | |
dc.date.available | 2022-03-30T13:11:25Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | PORTO, Vera Lucia Solano Feitosa; CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macêdo; NASCIMENTO, Bruna Laís Campos do; MELLO, Dante Alighieri Alves de; ALVAREZ, Edgar Bisset. Cenário dos repositórios institucionais: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 218-238, set. 2021./fev. 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p218-238 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-2075 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2176 | |
dc.description.abstract | In order to expand the visibility and dissemination of academic and scientific output, some educational institutions started to make use of Institutional Repositories (IR), technological tools that emerged from the global movement of open access to scientific information. This work presents as object of study the scenario of Repositories implementation in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF) with a timeframe up to May 2020. This is a qualitative bibliographic and descriptive research. A mapping was carried out to identify which IF had an Institutional Repository. The data collection happened by consulting institutional websites, sending emails
to the group of librarians of the Brazilian Network of Federal Institutes and collecting information through the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC). It was found that of the 38 institutions surveyed 15 already have an Institutional Repository and another 15 are in the implementation phase. The results show that the implementation of repositories in FIs still needs to advance significantly to provide greater visibility to their academic, technical, and scientific productions. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | InCID | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Repositório Institucional | pt_BR |
dc.subject | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais de Educação | pt_BR |
dc.subject | Rede federal | pt_BR |
dc.title | Cenário dos repositórios institucionais: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.citation.volume | 12 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 218 | pt_BR |
dc.citation.epage | 238 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p218-238 | pt_BR |
dc.description.resumo | Como forma de ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas e científicas, algumas instituições
de ensino passaram a fazer uso de Repositórios Institucionais (RI), ferramentas tecnológicas que surgiram a partir
do movimento mundial de acesso aberto à informação científica. Este trabalho apresenta como objeto de estudo o
cenário de implantação de Repositórios nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) com marco
temporal até maio de 2020. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva de caráter qualitativo. Foi realizado
o mapeamento para identificar quais IF possuíam Repositório Institucional (RI). A coleta de dados aconteceu por
meio de consulta em sites institucionais, envio de e-mails ao grupo de bibliotecários da Rede brasileira de Institutos
Federais e coleta de informações por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).
Identificou-se que das 38 instituições pesquisadas 15 já possuem RI e outras 15 estão em fase de implantação.
Conclui-se que a implantação de repositórios nos IF ainda precisa avançar significativamente para proporcionar
maior visibilidade às suas produções acadêmicas, técnicas e científicas. | pt_BR |