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dc.creatorPorto, Vera Lucia Solano Feitosa
dc.creatorCavalcanti, Vanessa Oliveira de Macêdo
dc.creatorNascimento, Bruna Laís Campos do
dc.creatorMello, Dante Alighieri Alves de Mello
dc.creatorAlvarez, Edgar Bisset
dc.date.accessioned2022-03-30T13:11:25Z
dc.date.available2022-03-30T13:11:25Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPORTO, Vera Lucia Solano Feitosa; CAVALCANTI, Vanessa Oliveira de Macêdo; NASCIMENTO, Bruna Laís Campos do; MELLO, Dante Alighieri Alves de; ALVAREZ, Edgar Bisset. Cenário dos repositórios institucionais: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 12, n. 2, p. 218-238, set. 2021./fev. 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v12i2p218-238pt_BR
dc.identifier.issn2178-2075pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2176
dc.description.abstractIn order to expand the visibility and dissemination of academic and scientific output, some educational institutions started to make use of Institutional Repositories (IR), technological tools that emerged from the global movement of open access to scientific information. This work presents as object of study the scenario of Repositories implementation in the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF) with a timeframe up to May 2020. This is a qualitative bibliographic and descriptive research. A mapping was carried out to identify which IF had an Institutional Repository. The data collection happened by consulting institutional websites, sending emails to the group of librarians of the Brazilian Network of Federal Institutes and collecting information through the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC). It was found that of the 38 institutions surveyed 15 already have an Institutional Repository and another 15 are in the implementation phase. The results show that the implementation of repositories in FIs still needs to advance significantly to provide greater visibility to their academic, technical, and scientific productions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofInCIDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepositório Institucionalpt_BR
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectInstitutos Federais de Educaçãopt_BR
dc.subjectRede federalpt_BR
dc.titleCenário dos repositórios institucionais: a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage218pt_BR
dc.citation.epage238pt_BR
dc.identifier.doi10.11606/issn.2178-2075.v12i2p218-238pt_BR
dc.description.resumoComo forma de ampliar a visibilidade e divulgação das produções acadêmicas e científicas, algumas instituições de ensino passaram a fazer uso de Repositórios Institucionais (RI), ferramentas tecnológicas que surgiram a partir do movimento mundial de acesso aberto à informação científica. Este trabalho apresenta como objeto de estudo o cenário de implantação de Repositórios nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) com marco temporal até maio de 2020. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva de caráter qualitativo. Foi realizado o mapeamento para identificar quais IF possuíam Repositório Institucional (RI). A coleta de dados aconteceu por meio de consulta em sites institucionais, envio de e-mails ao grupo de bibliotecários da Rede brasileira de Institutos Federais e coleta de informações por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Identificou-se que das 38 instituições pesquisadas 15 já possuem RI e outras 15 estão em fase de implantação. Conclui-se que a implantação de repositórios nos IF ainda precisa avançar significativamente para proporcionar maior visibilidade às suas produções acadêmicas, técnicas e científicas.pt_BR


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