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dc.creatorSilva Júnior, Henrique Adriano Fagundes da
dc.date.accessioned2022-03-28T11:45:09Z
dc.date.available2022-03-28T11:45:09Z
dc.date.issued2022-02-21
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Henrique Adriano Fagundes. Prêmio Miguel de Cervantes de literatura. uma análise da presença das temáticas indígenas e afro-hispânicas no período de 2012 a 2020. Orientadora: Girlene Moreira da Silva,. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Letras Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2163
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrêmio Miguel de Cervantes de Literatura; temáticas indígenas e/ou afro- hispânicas.pt_BR
dc.titlePrêmio Miguel de Cervantes de literatura: uma análise da das temáticas indígenas e afro-hispânicas no período de 2010 a 2020pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942964791515584pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee1Velasco, Maria Trinidad Pacherrez
dc.contributor.referee2Serrão, Raquel de Araújo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoCompreendendo que a literatura compõe uma das muitas facetas da Cultura, essa pesquisa se propõe a analisar de maneira panorâmica, em um recorte de dez anos (2010-2020), os vencedores da maior premiação literária no mundo hispânico, o Prêmio Miguel de Cervantes. Objetiva-se, de forma geral, verificar a presença de temáticas indígenas e afro-hispânicas no rol de ganhadores da premiação supracitada no período da última década e, de forma específica, denotar a importância de uma literatura que apresente a diversidade cultural que conforma o mundo hispânico e se o a premiação prestigiou autores que falem dessas temáticas nos dez anos que antecedem a publicação desta investigação. Para isso, adotou-se um tipo de pesquisa com abordagem quali-quantitativa, natureza básica e procedimentos bibliográficos. Desta forma, apresentou-se brevemente as identidades dos autores e a partir de algumas de suas obras mais conhecidas explanou-se sobre suas temáticas mais recorrentes. Como resultado, obteve-se a constatação da falta de textos literários premiados com a temática pesquisada. Com isso, cabendo ao professor e às instituições, sobretudo a escolar, apresentar tais temáticas também nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira – ELE, de modo a dar visibilidade, ainda que o maior prêmio literário em língua espanhola não o faça, a pluralidade étnico-racial presente nas culturas hispano-americanas e espanhola.pt_BR


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