dc.creator | Silva, Patrícia Valerio da | |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T11:17:45Z | |
dc.date.available | 2021-11-18T11:17:45Z | |
dc.date.issued | 2021-08-19 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2123 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crenças. Cultura Espanhola. Cultura Hispano-Americana. Língua Espanhola. | pt_BR |
dc.title | A relevância das disciplinas de cultura na formação inicial de professores de espanhol: estudo sobre as crenças de alunos e professores da Licenciatura em Letras Espanhol do IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3560681258535209 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Serrão, Raquel de Araújo | |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consistiu em uma pesquisa que teve como intuito verificar a importância e as crenças atribuídas aos componentes culturais no ensino de espanhol como língua estrangeira pelos alunos, futuros professores de espanhol e também de seus docentes. Para tanto, as disciplinas alvo da pesquisa foram Cultura Espanhola e Cultura Hispano-Americana. Neste sentido a pesquisa teve como objetivo investigar a importância e as crenças relacionadas às disciplinas de Cultura Hispano-Americana e Cultura Espanhola pelos alunos e professores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem do curso de licenciatura em Letras Espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte do Campus Natal Central (IFRN-CNAT) do PPC 2014. A pesquisa em questão apresenta natureza quali-quantitativa, com um caráter exploratório e descritivo com base em seus objetivos e com relação aos procedimentos técnicos utilizados foram bibliográficos e documentais. Para a obtenção dos dados realizou-se a aplicação de dois questionários distintos via Google forms, ambos com 12 questões, na qual cada grupo (grupo dos docentes e grupo de discentes) respondeu apenas um dos questionários. Através da análise das respostas obtidas, observou-se que tanto os professores como os discentes em sua grande maioria possuem a consciência de que língua e cultura caminham juntas e que devem andar lado a lado, visto que são indissociáveis. | pt_BR |