dc.creator | Gonzaga, Giselle de Albuquerque | |
dc.creator | Silva, Josenildo Ferreira da | |
dc.creator | Bezerra, Sonaly da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T18:09:11Z | |
dc.date.available | 2021-10-20 | |
dc.date.available | 2021-11-10T18:09:11Z | |
dc.date.issued | 2021-10-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2118 | |
dc.description.abstract | Tourism has been one of the alternatives of social, economic and cultural development, among
other dimensions of impact. This creates jobs and boosts the income of many regions. It is
known that Brazil has an extensive coastline, with natural beauties to explore, providing tourist
opportunities. Therefore, the objective of the study is to comparatively analyze the profile and
satisfaction of tourists from Praia da Pipa / RN moderated by the motivation to travel to the
place in routine periods and at other times with events. For this purpose, this initiative intends
to identify if tourists are satisfied with the choice of destination and if not, check what is
missing, in order to improve the increase in tourist demand in search of the locality. The choice
for the environment is to emphasize its importance as a socio-cultural value and more frequent
demand of tourists, the beach may be one of the main reasons of preference for travelers, but
there are other aspects that may make it (make them) no longer want to return there , such as
the cleanliness of both the beaches and the place of lodging, the services provided, safety, value
for money, among many other things. The survey was conducted between March 13 and
October 12, 2019. The study of the profile and satisfaction of visitors, was conducted through
the application of questionnaires on 300 tourists and was conducted by the quantitative
methodological approach, because it seeks make (it aims to make) a more conclusive analysis
of the data. Among the main results obtained are the profile of the visitors, the visitors motivated
by the events and their degree of satisfaction with the destination. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Análise comparativa do perfil e satisfação do turista da praia de Pipa (Tibau do Sul/RN) moderada pelos eventos enquanto motivação de viagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Satisfação | pt_BR |
dc.subject | Praia da Pipa/RN | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa do perfil e satisfação do turista da praia de Pipa (Tibau do Sul/RN) moderada pelos eventos enquanto motivação de viagem | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O turismo tem sido uma das alternativas de desenvolvimento social, econômico, cultural, entre
outras dimensões de impacto. Com isso, gera empregos e alavanca a renda de muitas regiões.
Sabe-se que o Brasil possui um extenso litoral, com belezas naturais para se explorar,
possibilitando oportunidades turísticas. Por isso, o objetivo do estudo é analisar de forma
comparativa o perfil e satisfação do turista da Praia de Pipa/RN moderada pela motivação de
viagem ao lugar em períodos rotineiros e em outros momentos com eventos. Para isso, pretendese com essa iniciativa identificar se os turistas se encontram satisfeitos com a escolha de destino
e se não for o caso, verificar o que se encontra em falta, para assim aprimorar a elevação da
demanda turística em procura pela localidade. A escolha pelo ambiente é salientar sua
importância como valor sociocultural e de maior frequência da procura dos turistas, a praia
pode ser um dos principais motivos de preferência dos viajantes, mas existem outros aspectos
que podem enfim fazer com que este não deseje mais retornar para lá, como a limpeza tanto das
praias quanto do lugar de hospedagem, os serviços prestados, a segurança, custo-benefício,
entre tantas outras coisas. A pesquisa foi realizada entre os dias os 13 de março e 12 de outubro
de 2019. O estudo do perfil e da satisfação dos visitantes, foi realizada através da aplicação de
300 questionários e, foi realizada pela abordagem metodológica quantitativa, pois ele busca
fazer uma análise mais conclusiva dos dados. Entre os principais resultados obtidos, destacamse o perfil dos visitantes, os visitantes motivados pelos eventos e o seu grau de satisfação com
o destino. | pt_BR |