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dc.creatorLima, Marielly Ribeiro de
dc.date.accessioned2021-09-02T19:19:17Z
dc.date.available2021-04-29
dc.date.available2021-09-02T19:19:17Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2073
dc.description.abstractThe theme of the work is exchanges, this is something that allows different opportunities, provides benefits. Participate in experiences that the exchange can provide, contribute in aspects to personal and professional life. The present study is the result of research that aimed to identify whether the Tourism Management student at the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Campus Canguaretama) has knowledge about exchanges and the importance of this for professional training. In order to obtain the necessary theoretical basis, the study first sought information related to teaching in tourism, professional experience and about exchanges. Then as methodological procedures, it is a descriptive-exploratory study, of a quali-quantitative nature. Being developed by means of a data collection instrument, the questionnaire, applied to 45 respondents, who were students of the Tourism Management course at IFRN Campus Canguaretama. The application of which was carried out online, using a digital platform. To analyze the data, we used the technique of content analysis for open questions and analysis of quantitative data for graphs. What made possible in obtaining answers, allowing to outline the profile of the students, to understand if they have knowledge about the theme and what they reveal in relation to the relevance of the practice of exchanges. As a result of the study, it can be identified that 53.3% are between 20 and 24 years old, 91.1% are interested in visiting other countries, 88.9% of students are not fluent in other languages and 44.4 % of these respondents consider it important to live in another country to acquire cultural, intellectual and professional experiences. Internationalization actions developed by the IFRN from 2015 to 2020 are also presented. It is concluded that the research was significant, allowed us to understand that the exchange can provide differences and better opportunities, as it contributes to qualification, promotes personal and professional growth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntercâmbiopt_BR
dc.subjectGestão de turismopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleIntercâmbios e sua importância para a formação profissional : o olhar dos alunos do curso de Gestão de Turismo do IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Virginio, Darlyne Fontes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941157792282201pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como tema os intercâmbios, este é algo que possibilita diversas oportunidades, traz benefícios. Participar de experiências que o intercâmbio pode proporcionar, contribuem em aspectos para a vida pessoal e profissional. O presente estudo é resultado de uma pesquisa que teve o propósito de identificar se o estudante de Gestão de Turismo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Canguaretama) tem conhecimento sobre intercâmbios e a importância deste para a formação profissional. Para obter o embasamento teórico necessário, primeiramente o estudo buscou informações relacionadas a ensino em turismo, experiência profissional e a respeito de intercâmbios. Em seguida como procedimentos metodológicos, tem-se nesse estudo uma pesquisa descritivo-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Tendo sido desenvolvida por meio de instrumento de coleta de dados, o questionário, aplicado a 45 respondentes, que foram os estudantes do curso de Gestão de Turismo do IFRN – Campus Canguaretama. Cuja aplicação foi realizada de forma online, por meio de plataforma digital. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo para as perguntas abertas e, análise de dados quantitativos para os gráficos. O que possibilitou na obtenção de respostas, permitindo traçar o perfil dos alunos, compreender se possuem conhecimentos sobre a temática e o que revelam com relação a relevância da prática de intercâmbios. Como resultados do estudo, pode-se identificar que 53,3% tem idade entre 20 e 24 anos, 91,1% tem o interesse de visitar outros países, 88,9% dos estudantes não tem fluência em outros idiomas e 44,4% desses respondentes consideram importante morar em outro país para adquirir experiências cultural, intelectual e profissional. Apresenta-se ainda ações de internacionalização desenvolvidas pelo IFRN no período entre 2015 e 2020. Conclui-se que a pesquisa foi significativa, permitiu compreender que o intercâmbio pode proporcionar diferenciais e melhores oportunidades, pois contribui para a qualificação, promove crescimento pessoal e profissional.pt_BR


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