dc.creator | Lima, Marielly Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T19:19:17Z | |
dc.date.available | 2021-04-29 | |
dc.date.available | 2021-09-02T19:19:17Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2073 | |
dc.description.abstract | The theme of the work is exchanges, this is something that allows different
opportunities, provides benefits. Participate in experiences that the exchange can
provide, contribute in aspects to personal and professional life. The present study is
the result of research that aimed to identify whether the Tourism Management student
at the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Campus Canguaretama) has
knowledge about exchanges and the importance of this for professional training. In
order to obtain the necessary theoretical basis, the study first sought information
related to teaching in tourism, professional experience and about exchanges. Then as
methodological procedures, it is a descriptive-exploratory study, of a quali-quantitative
nature. Being developed by means of a data collection instrument, the questionnaire,
applied to 45 respondents, who were students of the Tourism Management course at
IFRN Campus Canguaretama. The application of which was carried out online, using
a digital platform. To analyze the data, we used the technique of content analysis for
open questions and analysis of quantitative data for graphs. What made possible in
obtaining answers, allowing to outline the profile of the students, to understand if they
have knowledge about the theme and what they reveal in relation to the relevance of
the practice of exchanges. As a result of the study, it can be identified that 53.3% are
between 20 and 24 years old, 91.1% are interested in visiting other countries, 88.9%
of students are not fluent in other languages and 44.4 % of these respondents consider
it important to live in another country to acquire cultural, intellectual and professional
experiences. Internationalization actions developed by the IFRN from 2015 to 2020
are also presented. It is concluded that the research was significant, allowed us to
understand that the exchange can provide differences and better opportunities, as it
contributes to qualification, promotes personal and professional growth. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Intercâmbio | pt_BR |
dc.subject | Gestão de turismo | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | Intercâmbios e sua importância para a formação profissional : o olhar dos alunos do curso de Gestão de Turismo do IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Virginio, Darlyne Fontes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0941157792282201 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem como tema os intercâmbios, este é algo que possibilita diversas
oportunidades, traz benefícios. Participar de experiências que o intercâmbio pode
proporcionar, contribuem em aspectos para a vida pessoal e profissional. O presente
estudo é resultado de uma pesquisa que teve o propósito de identificar se o estudante
de Gestão de Turismo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus
Canguaretama) tem conhecimento sobre intercâmbios e a importância deste para a
formação profissional. Para obter o embasamento teórico necessário, primeiramente
o estudo buscou informações relacionadas a ensino em turismo, experiência
profissional e a respeito de intercâmbios. Em seguida como procedimentos
metodológicos, tem-se nesse estudo uma pesquisa descritivo-exploratória, de
natureza quali-quantitativa. Tendo sido desenvolvida por meio de instrumento de
coleta de dados, o questionário, aplicado a 45 respondentes, que foram os estudantes
do curso de Gestão de Turismo do IFRN – Campus Canguaretama. Cuja aplicação foi
realizada de forma online, por meio de plataforma digital. Para analisar os dados foi
utilizada a técnica de análise de conteúdo para as perguntas abertas e, análise de
dados quantitativos para os gráficos. O que possibilitou na obtenção de respostas,
permitindo traçar o perfil dos alunos, compreender se possuem conhecimentos sobre
a temática e o que revelam com relação a relevância da prática de intercâmbios. Como
resultados do estudo, pode-se identificar que 53,3% tem idade entre 20 e 24 anos,
91,1% tem o interesse de visitar outros países, 88,9% dos estudantes não tem fluência
em outros idiomas e 44,4% desses respondentes consideram importante morar em
outro país para adquirir experiências cultural, intelectual e profissional. Apresenta-se
ainda ações de internacionalização desenvolvidas pelo IFRN no período entre 2015 e
2020. Conclui-se que a pesquisa foi significativa, permitiu compreender que o
intercâmbio pode proporcionar diferenciais e melhores oportunidades, pois contribui
para a qualificação, promove crescimento pessoal e profissional. | pt_BR |