dc.creator | Nascimento, Talita Primo do | |
dc.creator | Silva, Letícia Bezerra da | |
dc.creator | Binfare, Paula Wabner | |
dc.creator | Silva, Helber Wagner da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-01T17:17:09Z | |
dc.date.available | 2021-04-26 | |
dc.date.available | 2021-09-01T17:17:09Z | |
dc.date.issued | 2020-05-01 | |
dc.identifier.issn | 2358-0399 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2071 | |
dc.description.abstract | One of the main extension activities of the Federal Institute of Education, Science and
Technology of Rio Grande do Norte, Brazil (IFRN) is to approach the local productive sector. This
engages vocational education students with the labor world and introduces labor as an
educational principle. Small and Medium Enterprises (SME) from Rio Grande do Norte are an
important part of the productive sector and IFRN can both help local businesses with innovation
management processes and provide their students with jobs and income. That said, this paper
reports a service provision aimed at bringing together IFRN and SME, by building an expanded
knowledge base with information on the SME innovation management profiles as part of the
international project EULA-GTEC, promoted by the ERASMUS + program, of which IFRN is an
associated partner. Based on an exploratory study, students and teachers of the Tourism
Management Technology Program from Canguaretama Campus carried out field research
through a data collection instrument offered to SME entrepreneurs, between November 2018
and March 2019. Collection had drawbacks, such as entrepreneurs' reluctance to provide data,
bureaucracy etc. Once data were collected, they were sent to the campus extension coordination
to guide the elaboration of new projects involving IFRN and SME and to the EULA-GTEC
coordination for data analysis and SME's innovation and technology potential diagnosis. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Extensão Universitária | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática extensionista | pt_BR |
dc.subject | Articulação com setor empresarial | pt_BR |
dc.subject | Gestão da inovação | pt_BR |
dc.title | Articulação do setor produtivo local com a rede federal de educação : um relato de experiência com Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.citation.volume | 11 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 145 | pt_BR |
dc.citation.epage | 151 | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma das principais atividades extensionistas do Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) é a aproximação do setor produtivo local. Isto
possibilita o engajamento de estudantes da educação profissional no mundo do trabalho, e este,
por sua vez, como princípio educativo. As Pequenas e Médias Empresas (PME) do estado do Rio
Grande do Norte compõem uma parcela importante do setor produtivo e o IFRN pode, ao mesmo
tempo, beneficiá-las com processos de inovação na gestão, e proporcionar emprego e renda a
seus estudantes. Dito isso, este trabalho relata uma prática extensionista cujo objetivo foi
aproximar IFRN e PME, por meio da construção de uma base de conhecimento ampliada com
informações sobre o perfil de gestão da inovação de PME. O trabalho foi desenvolvido como
atividade do projeto internacional EULA-GTEC, fomentado pelo programa ERASMUS+, do qual o
IFRN é parceiro associado. A partir de um estudo exploratório, estudantes e professores do Curso
de Tecnologia de Gestão do Turismo do Campus Canguaretama realizaram pesquisas de campo,
por meio de um instrumento de levantamento de dados oferecido a empresários das PME, entre
novembro de 2018 e março de 2019. Houve dificuldades, tais como relutância dos empresários
em prover dados, burocracia, entre outras. Uma vez coletados, os dados foram encaminhados à
Coordenação de Extensão do Campus Canguaretama, para orientar a elaboração de projetos,
envolvendo IFRN e PME, bem como à coordenação do EULA-GTEC, para a análise dos dados e
diagnóstico do potencial de inovação e tecnologia das PME. | pt_BR |