Mostrar registro simples

dc.creatorGuimarães, Ylane Gabrielle Silva
dc.date.accessioned2021-07-28T12:28:11Z
dc.date.available2021-07-28T12:28:11Z
dc.date.issued2020-11-21
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2054
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRestaurantept_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectAnálise do perfil consumidorpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise do perfil de consumidores visando a abertura de um restaurante em Santana do Matos/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3205112019070661pt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Anísia Karla de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245807015224829pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Capistrano, Ermerson de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9132468697087376pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLajespt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoNo Brasil o ramo de restaurantes cresce cerca de 10%, gera em torno de 250 mil empregos e fatura 146 bilhões de reais anualmente. O município de Santana do Matos/RN possui uma população de 13 mil habitantes e atualmente funcionam cerca de quatro restaurantes na cidade. Este número pode ser insuficiente para atender a demanda, o que desperta o interesse de empreendedores. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos consumidores de restaurantes de Santana do Matos e descobrir se existe interesse na abertura de um novo negócio no ramo alimentício. Para o estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva de levantamento do tipo survey. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, elaborado com um total de nove perguntas de múltipla escolha. No total foram aplicados 200 questionários nos meses de setembro e outubro de 2019. Os entrevistados foram abordados enquanto faziam suas refeições em restaurantes, nas praças e em suas casas. Estes residiam em Santana do Matos ou municípios vizinhos e os critérios para participação na pesquisa foram: ser maior de 18 anos e aceitar participar da pesquisa. Os dados foram analisados e tabulados com o auxílio do Software Microsoft Excel®. Como resultados, registrou-se que 99% dos entrevistados residiam em Santana do Matos, 86% ganhavam até um salário mínimo, 75% tinham interesse em um novo empreendimento, 54% eram do sexo masculino, 60% frequentavam diariamente, pelo menos a cada dois dias ou semanalmente os restaurantes locais, 61% possuíam escolaridade baixa e 58% tinham idade entre 18 e 39 anos. Para os entrevistados, os fatores mais importantes na hora da compra em restaurantes era: qualidade, variedade, atendimento e preço. Por fim, a pesquisa cumpriu seu objetivo, traçou o perfil dos consumidores e conheceu a preferência deles em relação ao empreendimento. Além disso, pode-se concluir que os consumidores têm interesse na abertura de um restaurante na cidade. Entretanto, destaca-se que é necessária a elaboração do plano de negócio completo para afirmar se há ou não viabilidade econômica para abertura de um novo negócio.pt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/2985780415231386pt_BR
dc.creator.name2Silva, Luana dos Santos


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples