dc.creator | Fernandes Filho, José Marques | |
dc.date.accessioned | 2021-06-13T18:59:43Z | |
dc.date.available | 2021-06-13T18:59:43Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2036 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Curso técnico em Administração | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | Just In Meme: memes como auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem das matérias do curso técnico em administração no IFRN campus avançado Lajes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3578049955176627 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Cédrick Cunha Gomes da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2143994193870237 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Lajes | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho debate o uso dos memes de internet como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem das matérias técnicas do curso técnico em Administração no IFRN Campus Avançado Lajes. A pesquisa nos proporcionou observar o relacionamento dos jovens com os memes por meio de um questionário impresso aplicado em todas as turmas do curso. Contabilizados os resultados, percebemos que o meme é um elemento presente na vida dos alunos do curso e que eles acreditam que este pode ser um auxiliador no processo de ensino-aprendizagem das matérias técnicas. A partir dos resultados, realizamos uma revisão de literatura com a temática “memes no processo de ensino-aprendizagem”. A segunda parte da pesquisa se trata de uma intervenção com um catálogo de memes referentes a cinco matérias do curso. Este catálogo será disponibilizado aos docentes para que possam usar em sala de aula. Objetivamos com esta pesquisa estudar o relacionamento do aluno de administração do Campus com o meme e que esta intervenção o proporcione uma experiência de ensino mais lúdica e interativa; ambicionamos também estender o catálogo para as demais matérias do curso, caso obtenha resultados satisfatórios. | pt_BR |