dc.creator | Batalha, Erika Oliveira Maia | |
dc.date.accessioned | 2021-05-31T10:13:11Z | |
dc.date.available | 2021-05-31T10:13:11Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2031 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Felicidade | pt_BR |
dc.subject | Representação cultural | pt_BR |
dc.subject | Canção | pt_BR |
dc.title | A arte da felicidade: duas músicas e uma representação cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8328757235006732 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcel Lúcio Matias | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0732439356811510 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Cidade Alta | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a letra das canções Felicidade, de Luiz Tatit, e Ouro de tolo, de Raul Seixas, a partir da observação do conceito de pós-modernidade e da representação cultural da felicidade. Foi realizada pesquisa bibliográfica e para fundamentar a abordagem dos produtos culturais, recorreu-se às formulações teóricas de Zygmunt Bauman, Fredric Jameson e Leyla Perrone-Moisés. Como resultado, percebeu-se que as músicas apresentam e problematizam a ideia de felicidade socialmente construída na pós-modernidade. Haveria algo de errado com a felicidade? De acordo com a ordem dominante, ser feliz é possuir bens materiais e poder de consumo. Bauman e as canções apresentam respostas para essa indagação e esse modo de pensar. | pt_BR |