dc.creator | Rocha, João Vinicius Soares | |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T19:26:39Z | |
dc.date.available | 2021-05-21 | |
dc.date.available | 2021-04-30T19:26:39Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2021 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Mapas táteis | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | Análise das políticas públicas na educação inclusiva: o uso de mapas táteis no ensino da Geografia com estudos de casos na Microrregião de Angicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2499195056262329 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Eugênio Ribeiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5495595462647904 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Capistrano, Ermerson de Oliveira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9132468697087376 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Lajes | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho proposto analisa as políticas públicas educacionais em Lajes/RN e Angicos/RN, com foco no ensino inclusivo para alunos com deficiência visual. Para fazer essa análise, utilizou-se critérios para avaliação de políticas públicas –
Eficiência, Eficácia e Efetividade. Desse modo, sendo a geografia uma disciplina que lida diretamente com representações visuais, apresentou-se como nosso meio de observação, visando a área da cartografia tátil. Entendendo esse contexto e a
problemática apresentada, o projeto busca contribuir para melhorar as condições de ensino não apenas para o público com especificidades, mas para todos os alunos. Para isso, foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com diversos atores da execução da política pública, como gestores das secretarias de educação, diretores das escolas, coordenadores, professores de geografia e especialistas da educação inclusiva, além de usuários das políticas educacionais inclusivas. A pesquisa, em fase de tabulação de resultados, espera contribuir para futuros projetos de pesquisa e extensão, bem como para o avanço da área de educação inclusiva na região, utilizando as técnicas de ensino através dos mapas táteis. Além disso, visa instrumentalizar professores e outros agentes públicos atuantes no âmbito escolar, para que sejam realizadas boas práticas educacionais que proporcionem a efetividade de políticas públicas. | pt_BR |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/7430488892594221 | pt_BR |
dc.creator.name2 | Silva, Josicarla Andréia Faustino da | |