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dc.creatorRocha, João Vinicius Soares
dc.date.accessioned2021-04-30T19:26:39Z
dc.date.available2021-05-21
dc.date.available2021-04-30T19:26:39Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2021
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMapas táteispt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise das políticas públicas na educação inclusiva: o uso de mapas táteis no ensino da Geografia com estudos de casos na Microrregião de Angicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2499195056262329pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Eugênio Ribeiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495595462647904pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Capistrano, Ermerson de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9132468697087376pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLajespt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoO trabalho proposto analisa as políticas públicas educacionais em Lajes/RN e Angicos/RN, com foco no ensino inclusivo para alunos com deficiência visual. Para fazer essa análise, utilizou-se critérios para avaliação de políticas públicas – Eficiência, Eficácia e Efetividade. Desse modo, sendo a geografia uma disciplina que lida diretamente com representações visuais, apresentou-se como nosso meio de observação, visando a área da cartografia tátil. Entendendo esse contexto e a problemática apresentada, o projeto busca contribuir para melhorar as condições de ensino não apenas para o público com especificidades, mas para todos os alunos. Para isso, foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com diversos atores da execução da política pública, como gestores das secretarias de educação, diretores das escolas, coordenadores, professores de geografia e especialistas da educação inclusiva, além de usuários das políticas educacionais inclusivas. A pesquisa, em fase de tabulação de resultados, espera contribuir para futuros projetos de pesquisa e extensão, bem como para o avanço da área de educação inclusiva na região, utilizando as técnicas de ensino através dos mapas táteis. Além disso, visa instrumentalizar professores e outros agentes públicos atuantes no âmbito escolar, para que sejam realizadas boas práticas educacionais que proporcionem a efetividade de políticas públicas.pt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/7430488892594221pt_BR
dc.creator.name2Silva, Josicarla Andréia Faustino da


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