dc.description.resumo | Esta investigação buscou lançar um olhar sobre os sentimentos que o
grupo de mulheres, trabalhadoras terceirizadas do Campus Canguaretama do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte,
atribuem à educação, como sua formação se deu e como se veem na condição de
mulheres trabalhadoras diante da necessidade de retomada dos estudos. Para
tanto, atribuímos sentidos às unidades de significação extraídas da entrevista,
para subsidiar propostas de políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e
Adultos, observadas a partir da educação, do gênero e do trabalho. Assim,
utilizamos a fenomenologia como metodologia de pesquisa qualitativa, associada
ao recurso do cinema como ferramenta de apreciação do fenômeno do corpo,
elaborando ficha de análise fílmica do filme Que horas ela volta, cujo enredo se
aproxima do público alvo desta pesquisa. Pretendemos, com isso, que o resultado
aqui obtido possibilite a construção de estratégias para alcançar os grupos de
mulheres que, assim como as entrevistas aqui, sentem dificuldade para conciliar
trabalho, família e estudo. Muitas vezes desejosas para retornar à escola, contudo
o cansaço e o desencorajamento retiram delas a força necessária para continuar.
Por tanto, este trabalho permitiu expressar em sentidos o que estudiosos tem
registrado em resultados quantitativos, quando se trata de investigação do sujeito
da EJA, ao longo dos últimos anos. | pt_BR |