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dc.creatorSouza, Jacione Borges de
dc.date.accessioned2021-04-20T21:48:07Z
dc.date.available2019-03-25
dc.date.available2021-04-20T21:48:07Z
dc.date.issued2019-03-25
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2007
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.title“Que horas elas voltam?": sentidos da educação para funcionárias terceirizadas do Instituto Federal do RNpt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEsta investigação buscou lançar um olhar sobre os sentimentos que o grupo de mulheres, trabalhadoras terceirizadas do Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atribuem à educação, como sua formação se deu e como se veem na condição de mulheres trabalhadoras diante da necessidade de retomada dos estudos. Para tanto, atribuímos sentidos às unidades de significação extraídas da entrevista, para subsidiar propostas de políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos, observadas a partir da educação, do gênero e do trabalho. Assim, utilizamos a fenomenologia como metodologia de pesquisa qualitativa, associada ao recurso do cinema como ferramenta de apreciação do fenômeno do corpo, elaborando ficha de análise fílmica do filme Que horas ela volta, cujo enredo se aproxima do público alvo desta pesquisa. Pretendemos, com isso, que o resultado aqui obtido possibilite a construção de estratégias para alcançar os grupos de mulheres que, assim como as entrevistas aqui, sentem dificuldade para conciliar trabalho, família e estudo. Muitas vezes desejosas para retornar à escola, contudo o cansaço e o desencorajamento retiram delas a força necessária para continuar. Por tanto, este trabalho permitiu expressar em sentidos o que estudiosos tem registrado em resultados quantitativos, quando se trata de investigação do sujeito da EJA, ao longo dos últimos anos.pt_BR


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