Mostrar registro simples

dc.creatorPimenta, Diogo de Farias
dc.date.accessioned2021-03-29T18:46:22Z
dc.date.available2021-03-29T18:46:22Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.identifier.citationPIMENTA, Diogo de Farias. Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional na educação básica: uma experiência com tecnologias educacionais e lógica de programação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1973
dc.description.abstractConsidering that logic is present daily in people's personal and professional lives and in the way computer systems work, it was decided to develop an extension project allied to a set of pedagogical practices that aimed to enable primary school students from a municipal school in the Northern Zone of Natal/RN to explore and learn concepts of Logic and Programming, through a playful teaching methodology. Thus, this work of course completion aims to report the experiences experienced and acquired with the implementation of the project mentioned to contribute to discussions and reflections on the importance of teaching programming in Basic Education and the development of logical reasoning and Computational Thinking, through educational technologies. The activities applied in the project, whose course offered was developed with a workload of 30 hours, were planned and developed by three undergraduates in Informatics with children from 10 to 13 years of age, aiming the use and exercise of logical reasoning through observation, perception and logic in various problems and challenges. In addition, the concept of Unplugged Computing favored the learning and understanding of children regarding the functioning of the computer, and the teaching of programming reinforced the content taught, presenting logic as a resource facilitator for the resolution of problems in any area of knowledge. The learning through the challenges proposed showed that a playful methodology arouses greater interest in students for the content, enabling the development of new skills that will be useful to them in the various curriculum subjects. The introduction of notions of algorithms and programming brought children closer to the area of Computing and the development of their technologies, thus what was unknown became part of the knowledge of each one of them. For the undergraduates the experience was of great importance for their teacher training, because it became an excellent opportunity to unite theory and practice, as well as acquire new knowledge. In the end, the potential and importance of technologies in human development is perceived, as they contribute with their ability to reason and perform tasks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em informáticapt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDesenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional na educação básica: uma experiência com tecnologias educacionais e lógica de programaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8983481680991978pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Francisco das Chagas da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9635753221627299pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee2Nascimento, Diego Silveira Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a lógica se faz presente diariamente na vida pessoal e profissional das pessoas e na forma de trabalho dos sistemas computacionais, decidiu-se desenvolver um projeto de extensão aliado a um conjunto de práticas pedagógicas que objetivaram possibilitar que alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Zona Norte de Natal/RN explorassem e aprendessem conceitos de Lógica e Programação, através de uma metodologia de ensino lúdica. Assim, esse trabalho de conclusão de curso visa relatar as experiências vivenciadas e adquiridas com a execução do projeto mencionado para contribuir com as discussões e reflexões sobre a importância do ensino de programação na Educação Básica e no desenvolvimento do raciocínio lógico e do Pensamento Computacional, por intermédio de tecnologias educacionais. As atividades aplicadas no projeto, cujo curso ofertado foi desenvolvido com uma carga horária de 30 horas, foram planejadas e desenvolvidas por três licenciandos em Informática junto a crianças de 10 a 13 anos de idade, tendo como objetivo o uso e o exercício do raciocínio lógico através de observação, percepção e lógica em problemas e desafios diversos. Além disso, o conceito de Computação Desplugada favoreceu o aprendizado e o entendimento das crianças quanto ao funcionamento do computador, e o ensino de programação reforçou os conteúdos ministrados, apresentando a lógica como recurso facilitador para a resolução de problemas de qualquer área do conhecimento. O aprendizado através dos desafios propostos mostrou que uma metodologia lúdica desperta maior interesse nos alunos pelos conteúdos, oportunizando o desenvolvimento de novas habilidades que lhes serão úteis nas diversas disciplinas curriculares. A introdução de noções de algoritmos e programação aproximou as crianças da área da Computação e o desenvolvimento de suas tecnologias, dessa forma o que era desconhecido passou a fazer parte do conhecimento de cada uma delas. Para os licenciandos a experiência foi de grande importância para sua formação docente, pois tornou-se uma excelente oportunidade para unirem teoria e prática, além de adquirirem novos conhecimentos. Ao final, percebe-se o potencial e a importância das tecnologias no desenvolvimento humano, pois contribuem com sua capacidade de raciocinar e de realizar tarefas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples