dc.creator | Lima Júnior, Paulo Augusto de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T13:43:51Z | |
dc.date.available | 2021-03-12T13:43:51Z | |
dc.date.issued | 2019-06-24 | |
dc.identifier.citation | LIMA JÚNIOR, Paulo Augusto de. Critérios para identificação de jogos eletrônicos educacionais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1963 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em informática | pt_BR |
dc.subject | Eletrônicos educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Critérios para identificação de jogos eletrônicos educacionais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9412289896114778 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530210583057739 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Keyla Cruz | |
dc.contributor.referee3 | Silva Júnior, Francisco das Chagas da | |
dc.contributor.referee4 | Campos Neto, Edmilson Barbalho | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | No processo ensino-aprendizagem não é incomum deparar-se com dificuldades de diversas
naturezas, sejam no conteúdo, no método ou nos atores envolvidos, professores e alunos.
Cada uma das dificuldades requer um meio adequado para serem solucionadas e um
dos meios a que se têm recorridos é o uso de jogos eletrônicos educacionais. Sobre estes
há questões conceituais, de desenvolvimento e de efetividade. Este trabalho teve como
objetivo fazer um levantamento de referencial teórico sobre jogos eletrônicos e seu uso no
ensino-aprendizagem. A partir daí, buscou-se extrair, com base na literatura, critérios
que possam ser usados para diferenciar um jogo eletrônico de um jogo eletrônico com
fins educacionais. Ao buscar conceituar o que sejam jogos eletrônicos, para os fins que
se destinam este trabalho, houve necessariamente uma preocupação mais voltada aos
educacionais. O propósito desse conhecimento visa a possibilidade de identificar jogos
educacionais não apenas depois de prontos, mas também desde o momento mais primário
de sua concepção, o planejamento. Para isso, formularam-se duas ferramentas de análise
com base em critérios que identificam e diferenciam jogos eletrônicos educacionais de
outros tipos de jogos e recursos computacionais diversos. | pt_BR |