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dc.creatorLima Júnior, Paulo Augusto de
dc.date.accessioned2021-03-12T13:43:51Z
dc.date.available2021-03-12T13:43:51Z
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationLIMA JÚNIOR, Paulo Augusto de. Critérios para identificação de jogos eletrônicos educacionais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1963
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciatura em informáticapt_BR
dc.subjectEletrônicos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleCritérios para identificação de jogos eletrônicos educacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9412289896114778pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530210583057739pt_BR
dc.contributor.advisor2Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.referee2Moreira, Keyla Cruz
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Francisco das Chagas da
dc.contributor.referee4Campos Neto, Edmilson Barbalho
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.description.resumoNo processo ensino-aprendizagem não é incomum deparar-se com dificuldades de diversas naturezas, sejam no conteúdo, no método ou nos atores envolvidos, professores e alunos. Cada uma das dificuldades requer um meio adequado para serem solucionadas e um dos meios a que se têm recorridos é o uso de jogos eletrônicos educacionais. Sobre estes há questões conceituais, de desenvolvimento e de efetividade. Este trabalho teve como objetivo fazer um levantamento de referencial teórico sobre jogos eletrônicos e seu uso no ensino-aprendizagem. A partir daí, buscou-se extrair, com base na literatura, critérios que possam ser usados para diferenciar um jogo eletrônico de um jogo eletrônico com fins educacionais. Ao buscar conceituar o que sejam jogos eletrônicos, para os fins que se destinam este trabalho, houve necessariamente uma preocupação mais voltada aos educacionais. O propósito desse conhecimento visa a possibilidade de identificar jogos educacionais não apenas depois de prontos, mas também desde o momento mais primário de sua concepção, o planejamento. Para isso, formularam-se duas ferramentas de análise com base em critérios que identificam e diferenciam jogos eletrônicos educacionais de outros tipos de jogos e recursos computacionais diversos.pt_BR


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