dc.creator | Amorim, Evelynne Marinho de | |
dc.creator | Lima, Samuel de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T12:52:01Z | |
dc.date.available | 2020-12-04T12:52:01Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | AMORIM, Evelynne Marinho de; LIMA, Samuel de Carvalho. Ensino de língua inglesa e letramento digital: uma análise de atividades em sites gratuitos de idiomas. ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia, v. 15, n. 2, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-3852 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1885 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ARTEFACTUM - Revista de estudos em Linguagens e Tecnologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino online | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua inglesa e letramento digital: uma análise de atividades em sites gratuitos de idiomas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando o potencial do uso das tecnologias digitais, este artigo tem por objetivo examinar as atividades propostas para o ensino-aprendizagem da língua inglesa através da mediação de sites disponíveis na internet. Tendo em vista a perspectiva do letramento digital (WARSCHAUER, 1996; SNYDER, 1999; SOARES, 2002; ARAÚJO, 2009; XAVIER, 2002; 2011), categorizamos os tipos de tecnologias que são utilizadas para realizar a oferta de ensino prometida. Dos 03 sites para o ensino de língua inglesa selecionados, foram coletadas 15 atividades, 05 de cada um, para análise com enfoque nas tecnologias empregadas. Os resultados revelam que há pouca variedade de atividades e que são poucos os recursos tecnológicos usados nas propostas de atividades no intuito de dinamizar a aprendizagem de seus usuários, resultando em uma restrição do uso do potencial das tecnologias pelos sites analisados. | pt_BR |