Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Danylla de Medeiros
dc.date.accessioned2020-09-16T19:04:31Z
dc.date.available2020-09-16T19:04:31Z
dc.date.issued2018-08-28
dc.identifier.citationSOUZA, Danylla de Medeiros. Estudo avaliativo da acessibilidade para deficientes visuais de softwares de desenvolvimento e ensino de programação utilizando o NVDA. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1850
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectSoftwares de desenvolvimentopt_BR
dc.titleEstudo avaliativo da acessibilidade para deficientes visuais de softwares de desenvolvimento e ensino de programação utilizando o NVDApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143412367414762pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530210583057739pt_BR
dc.contributor.advisor2Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.referee2Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee3Pinheiros, Margareth Rose Barreto de Lima
dc.contributor.referee4Nascimento, Diego Silveira Costa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma discussão sobre a deficiência visual, enfocando aspectos relacionados à inclusão digital, bem como, acessibilidade de softwares de desenvolvimento e ensino de programação e a interação desses softwares com a Tecnologia Assistiva- NVDA (Non Visual Desktop Access). Para tanto, foi feita a análise da interação com o NVDA de um software utilizado no ensino de programação e de dois softwares editores de texto utilizados no desenvolvimento de sistemas O referido trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Zona Norte, uma vez que o mesmo, enquanto instituição de ensino técnico, oferta cursos na área de informática e atende alunos com deficiência visual, haja vista que sua função social se baseia na formação integral humana. O local da pesquisa apresenta uma estrutura física e de ensino que possibilita a acessibilidade e inclusão das demandas existentes, em articulação com toda a comunidade escolar, além de dispor de laboratórios de informática equipados com computadores e software leitor de tela, bem como, salas de aulas e outros espaços como o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) que auxiliam esse grupo de alunos. Espera-se que os resultados dessa pesquisa viabilize o acesso a informação para que os profissionais docentes da área de computação reconheçam as limitações apresentadas por esses recursos, tornando a sua prática docente mais inclusiva, adequando-a às necessidades do aluno com deficiência visual, possibilitando maior acessibilidade aos softwares de desenvolvimento e consequentemente sua inclusão e ascensão na área tecnológica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples