dc.creator | Souza, Danylla de Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2020-09-16T19:04:31Z | |
dc.date.available | 2020-09-16T19:04:31Z | |
dc.date.issued | 2018-08-28 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Danylla de Medeiros. Estudo avaliativo da acessibilidade para deficientes visuais de softwares de desenvolvimento e ensino de programação utilizando o NVDA. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1850 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
dc.subject | Softwares de desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Estudo avaliativo da acessibilidade para deficientes visuais de softwares de desenvolvimento e ensino de programação utilizando o NVDA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5143412367414762 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2530210583057739 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.referee3 | Pinheiros, Margareth Rose Barreto de Lima | |
dc.contributor.referee4 | Nascimento, Diego Silveira Costa | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a deficiência visual, enfocando
aspectos relacionados à inclusão digital, bem como, acessibilidade de softwares de
desenvolvimento e ensino de programação e a interação desses softwares com a
Tecnologia Assistiva- NVDA (Non Visual Desktop Access). Para tanto, foi feita a
análise da interação com o NVDA de um software utilizado no ensino de
programação e de dois softwares editores de texto utilizados no desenvolvimento de
sistemas O referido trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal-Zona Norte, uma vez
que o mesmo, enquanto instituição de ensino técnico, oferta cursos na área de
informática e atende alunos com deficiência visual, haja vista que sua função social
se baseia na formação integral humana. O local da pesquisa apresenta uma
estrutura física e de ensino que possibilita a acessibilidade e inclusão das demandas
existentes, em articulação com toda a comunidade escolar, além de dispor de
laboratórios de informática equipados com computadores e software leitor de tela,
bem como, salas de aulas e outros espaços como o NAPNE (Núcleo de
Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) que auxiliam
esse grupo de alunos. Espera-se que os resultados dessa pesquisa viabilize o
acesso a informação para que os profissionais docentes da área de computação
reconheçam as limitações apresentadas por esses recursos, tornando a sua prática
docente mais inclusiva, adequando-a às necessidades do aluno com deficiência
visual, possibilitando maior acessibilidade aos softwares de desenvolvimento e
consequentemente sua inclusão e ascensão na área tecnológica. | pt_BR |