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dc.creatorCarneiro, Jairo Rodrigo Soares
dc.date.accessioned2020-07-02T20:27:22Z
dc.date.available2020-07-02T20:27:22Z
dc.date.issued2018-11-12
dc.identifier.citationCARNEIRO, Jairo Rodrigo Soares. O uso do google sala de aula na educação básica: uma perspectiva pedagógica convergente à educação contextualizada no IFRN. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1834
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)pt_BR
dc.subjectGoogle sala de aulapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO uso do google sala de aula na educação básica: uma perspectiva pedagógica convergente à educação contextualizada no IFRNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9870821094428211pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530210583057739pt_BR
dc.contributor.advisor2Campos Neto, Edmilson Barbalho
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757325848359241pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Alba Sandrya Bezerra
dc.contributor.referee2Campos Neto, Edmilson Barbalho
dc.contributor.referee3Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee4Silva Júnior, Francisco das Chagas da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais são um fato inevitável da vida moderna. É notória, nos últimos anos, a crescente disseminação e efetiva participação das tecnologias digitais nas atividades diárias de milhões de pessoas - que por si só já expõe um novo contexto cultural. Muitos jovens familiarizados e em contato constante com ambientes saturados de meios digitais caracterizam o perfil dos jovens estudantes de hoje, distinguindo-se, portanto, dos alunos de épocas passadas. Assim, diversificar espaços, processos e metodologias educacionais a fim de prontamente atender esta nova geração passa a ser as novas exigências impostas às escolas e seus respectivos educadores. Nesse contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), configuram-se como os novos espaços de mediação para promover a educação, que por sua vez oportunizam uma maior diversificação das práticas pedagógicas de professores e alunos. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma análise acerca da correlação existente entre a utilização da ferramenta pedagógica Google Sala de Aula (uma plataforma educacional web de estímulo à colaboração – professor/aluno, aluno/aluno) -, e o atual contexto educacional e cultural. Buscando identificar como a ferramenta beneficia professores e alunos no desenvolvimento das atividades de aprendizagem, bem como verificar o impacto e a percepção dos alunos com relação a adoção dessa ferramenta educacional em nível institucional. A pesquisa foi desenvolvida particularmente entre os alunos dos Cursos Técnicos Integrados nível médio (Informática para Internet, Eletrônica e Comércio) - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal - Zona Norte (IFRN-ZN), com base em uma abordagem metodológica de pesquisa quantitativa. Os resultados obtidos apontam que a articulação desse ambiente em atividades de ensino e aprendizagem no nível médio de ensino, tem forte aceitação pelos alunos como ferramenta pedagógica de apoio à aprendizagem, destacando-se pela facilidade no acesso e os altos índices de satisfação demonstrados pelos alunos em desenvolverem suas atividades via Google Sala de aula - que para muitos destes, trata-se do primeiro contato com formas e tecnologias de ensino característicos da Educação a Distância (EAD) e do modelo vertente de ensino híbrido. Ademais, foi possível identificar também a existência de um perfil ativo dos alunos em ambientes webs (youtube, twitter, Instagram, Facebook, etc.) típicos desta geração, que podem e devem servir como indicadores para a uma reflexão entre os docentes da instituição acerca da nova caracterização público estudantil emergente. Compete, portanto, aos professores apropriar-se, articular e integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas, a fim de promover novas experiências de aprendizagem aos alunos. Estimulando a criatividade, a autonomia e a reflexão destes diante das atividades de aprendizagem.pt_BR


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