dc.creator | Ribeiro, Márcia Maria de Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2020-02-11T21:36:09Z | |
dc.date.available | 2020-02-11T21:36:09Z | |
dc.date.issued | 2019-11-20 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Márcia Maria de Azevedo. Propostas didáticas para a prática da oralidade em língua espanhola no ensino médio de escolas públicas. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1754 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Produção oral | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Español | pt_BR |
dc.subject | Producción Oral | pt_BR |
dc.subject | Oralidad | pt_BR |
dc.title | Propostas didáticas para a prática da oralidade em língua espanhola no ensino médio de escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5581858533983162 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee2 | Melo, Hayanny Dymara Borges de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A língua oral é o meio de comunicação mais usado no dia a dia e no âmbito escolar,
no entanto, seu uso para aprendizagem, não somente no ensino de língua estrangeira,
mas no ensino em geral, é o que menos se leva em consideração. Apesar de muitos
alunos estudarem a língua espanhola nos três anos do ensino médio, a realidade nos
mostra que a maioria apresenta conhecimento insatisfatório sobre a língua e termina
sem conseguir comunicar-se ainda que minimamente. Entendemos que um dos
muitos fatores que possibilita que isso ocorra é a restrita carga horária que é destinada
ao Espanhol. Acreditando na relevância da oralidade para desenvolver a comunicação
na língua espanhola, tendo em vista que este é um dos principais objetivos no
ensino/aprendizagem de uma segunda língua, entendemos que essa habilidade
precisa de mais espaço em sala de aula, por compreender também que a fala é como
uma ponte entre culturas, como meio de comunicação e aproximação entre falantes
de outras línguas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral elaborar
propostas didáticas visando a produção oral para o desenvolvimento da comunicação
dos alunos de língua espanhola no ensino médio, que se adequem a carga horária da
disciplina nas escolas públicas. Idealizamos nossas propostas a partir do estudo e
orientações de autores como Marcuschi (2007), Gueidão (2011), Cesteros (2004),
Almeida Filho (2013), Silva (2016), entre outros estudiosos da área. Utilizamos como
metodologia a pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo para fundamentar nossa
pesquisa e embasar nossas propostas. Ao final da pesquisa, conseguimos alcançar
os objetivos traçados e reforçar a nossa crença sobre a importância de possibilitar um
espaço mais amplo para a produção oral no ensino médio. | pt_BR |