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dc.creatorRibeiro, Márcia Maria de Azevedo
dc.date.accessioned2020-02-11T21:36:09Z
dc.date.available2020-02-11T21:36:09Z
dc.date.issued2019-11-20
dc.identifier.citationRIBEIRO, Márcia Maria de Azevedo. Propostas didáticas para a prática da oralidade em língua espanhola no ensino médio de escolas públicas. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciado em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1754
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEspañolpt_BR
dc.subjectProducción Oralpt_BR
dc.subjectOralidadpt_BR
dc.titlePropostas didáticas para a prática da oralidade em língua espanhola no ensino médio de escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5581858533983162pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee1Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.referee2Melo, Hayanny Dymara Borges de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA língua oral é o meio de comunicação mais usado no dia a dia e no âmbito escolar, no entanto, seu uso para aprendizagem, não somente no ensino de língua estrangeira, mas no ensino em geral, é o que menos se leva em consideração. Apesar de muitos alunos estudarem a língua espanhola nos três anos do ensino médio, a realidade nos mostra que a maioria apresenta conhecimento insatisfatório sobre a língua e termina sem conseguir comunicar-se ainda que minimamente. Entendemos que um dos muitos fatores que possibilita que isso ocorra é a restrita carga horária que é destinada ao Espanhol. Acreditando na relevância da oralidade para desenvolver a comunicação na língua espanhola, tendo em vista que este é um dos principais objetivos no ensino/aprendizagem de uma segunda língua, entendemos que essa habilidade precisa de mais espaço em sala de aula, por compreender também que a fala é como uma ponte entre culturas, como meio de comunicação e aproximação entre falantes de outras línguas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral elaborar propostas didáticas visando a produção oral para o desenvolvimento da comunicação dos alunos de língua espanhola no ensino médio, que se adequem a carga horária da disciplina nas escolas públicas. Idealizamos nossas propostas a partir do estudo e orientações de autores como Marcuschi (2007), Gueidão (2011), Cesteros (2004), Almeida Filho (2013), Silva (2016), entre outros estudiosos da área. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo para fundamentar nossa pesquisa e embasar nossas propostas. Ao final da pesquisa, conseguimos alcançar os objetivos traçados e reforçar a nossa crença sobre a importância de possibilitar um espaço mais amplo para a produção oral no ensino médio.pt_BR


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