dc.creator | Souza, Laura Lima | |
dc.creator | Lima, Michelly Tavares da Silva | |
dc.creator | Nascimento, Alian Paiva de Arruda do | |
dc.creator | Pereira, Pedro Baesse Alves | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T18:02:16Z | |
dc.date.available | 2017-12 | |
dc.date.available | 2019-12-19T18:02:16Z | |
dc.date.issued | 2017-12 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1721 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CEARÁMIRIM E TOUROS/RN | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas. | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios de informática | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura de TI | pt_BR |
dc.title | Análise da infraestrutura de tecnologia da informação dos laboratórios de informática em escolas públicas de Ceará - Mirim e Touros/RN | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ceará-Mirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa se propôs a analisar a infraestrutura de tecnologia da informação disponível ao funcionamento dos laboratórios de informática, em oito escolas públicas do ensino fundamental II, dos municípios de Ceará-Mirim e Touros/RN. O recorte espacial contemplou 100% das escolas públicas da área urbana, que ofertam o ensino fundamental II e possuem laboratórios de informática sendo, 6 no município de Ceará-Mirim e 2 em Touros. O objetivo geral do projeto foi conhecer a infraestrutura de tecnologia de informação disponível a comunidade escolar dessas escolas. Os procedimentos metodológicos partiram de uma revisão bibliográfica, em periódicos, sobre a importância do uso dos laboratórios de informática no processo ensinoaprendizagem, além do estudo de políticas ou programas voltados para implantar a informática nas escolas públicas, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). No trabalho de campo escolas foram visitadas, sendo feito registros fotográficos dos laboratórios de informática e aplicação de questionários aos
diretores e alunos. A pesquisa demonstrou que a aquisição de equipamentos de informática por programas de governo não garante o uso pedagógico e que a infraestrutura existente é precária e ainda produziu conhecimento sobre a importância
da informática no processo ensino-aprendizagem, bem como sobre a infraestrutura de TI disponível e as reais condições de uso de laboratórios de informática nessas escolas. A prática proporcionou também uma visão crítica sobre o papel do
profissional do curso técnico em informática, uma vez que aproximou os pesquisadores da realidade de escolas públicas de municípios do entorno do IFRN/Ceará-Mirim e das condições técnicas disponíveis para se ensinar informática
nessa etapa da educação básica. | pt_BR |