Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Laura Lima
dc.creatorLima, Michelly Tavares da Silva
dc.creatorNascimento, Alian Paiva de Arruda do
dc.creatorPereira, Pedro Baesse Alves
dc.date.accessioned2019-12-19T18:02:16Z
dc.date.available2017-12
dc.date.available2019-12-19T18:02:16Z
dc.date.issued2017-12
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1721
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofANÁLISE DA INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CEARÁMIRIM E TOUROS/RNpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolas públicas.pt_BR
dc.subjectLaboratórios de informáticapt_BR
dc.subjectInfraestrutura de TIpt_BR
dc.titleAnálise da infraestrutura de tecnologia da informação dos laboratórios de informática em escolas públicas de Ceará - Mirim e Touros/RNpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCeará-Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se propôs a analisar a infraestrutura de tecnologia da informação disponível ao funcionamento dos laboratórios de informática, em oito escolas públicas do ensino fundamental II, dos municípios de Ceará-Mirim e Touros/RN. O recorte espacial contemplou 100% das escolas públicas da área urbana, que ofertam o ensino fundamental II e possuem laboratórios de informática sendo, 6 no município de Ceará-Mirim e 2 em Touros. O objetivo geral do projeto foi conhecer a infraestrutura de tecnologia de informação disponível a comunidade escolar dessas escolas. Os procedimentos metodológicos partiram de uma revisão bibliográfica, em periódicos, sobre a importância do uso dos laboratórios de informática no processo ensinoaprendizagem, além do estudo de políticas ou programas voltados para implantar a informática nas escolas públicas, como o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). No trabalho de campo escolas foram visitadas, sendo feito registros fotográficos dos laboratórios de informática e aplicação de questionários aos diretores e alunos. A pesquisa demonstrou que a aquisição de equipamentos de informática por programas de governo não garante o uso pedagógico e que a infraestrutura existente é precária e ainda produziu conhecimento sobre a importância da informática no processo ensino-aprendizagem, bem como sobre a infraestrutura de TI disponível e as reais condições de uso de laboratórios de informática nessas escolas. A prática proporcionou também uma visão crítica sobre o papel do profissional do curso técnico em informática, uma vez que aproximou os pesquisadores da realidade de escolas públicas de municípios do entorno do IFRN/Ceará-Mirim e das condições técnicas disponíveis para se ensinar informática nessa etapa da educação básica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples