dc.creator | Morais, Josanilda Mafra Rocha de | |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T18:44:40Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T18:44:40Z | |
dc.date.issued | 2019-03-29 | |
dc.identifier.citation | Morais, Josanilda Mafra Rocha de. Políticas de formação de professores para a educação profissional das pessoas com deficiência: um estudo exploratório no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. 2019. 215 f. Dissertação (Mestrado em em Educação Profissional) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1716 | |
dc.description.abstract | This dissertation approaches the policies implemented in Brazil focusing, teacher formation for disabled people at professional education institutions which attend to disabled people. This dissertation analyzes the policies of initial and continuous teachers formation courses based on the expressed history at the legislation and teacher formation for those who work at the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN), aiming to reveal the connections which converge to the comprehension of teacher formation working with disabled people. Therefore, we carried out bibliographical and documental studies and an exploratory study with 196 (onehundred and ninety-six) teachers in twenty-one campi at IFRN, which were participants of the research. The analysis has a historical-critical approach. It allowed this work to learn the essence of the reality. The studies reveal that Brazil, apart from the fact that this country follow international rules and regulations for disabled people, still has some vicissitudes to accomplish in an effective way, regarding policies that provide proper conditions for the inclusion of disabled people in formative spaces. Thus, the results from the researches and the interviews show that, at IFRN, some policies were implemented in the 2000s, especially the Education, Technology and Professionalization Program for People with Specific Educational Necessities (TEC NEP). It had 21 (twenty-one) centers for people with specific needs (NAPNE). They work to ensure the inclusion of disabled people in every campus of the institution. However, the participants of the research reported that they do not have such any kind teachers qualification to work in an inclusive education. They do not feel secure or safe to accomplish such task and claim the offering of formation courses at IFRN. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | Políticas de formação de professores para a educação profissional das pessoas com deficiência: um estudo exploratório no Instituto Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.ID | ID Lattes: 6637739647137311 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6637739647137311 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.advisor1ID | ORCID: 0000-0002-0517-4742 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros Neta, Olívia de Morais | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7542482401254815 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Isabel Cristina de jesus | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2710554770318079 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Francinaide de Lima Silva | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4779942540702598 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Souza, Adriana Aparecida de | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176401714554967 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Acadêmico em Educação Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo se insere no campo das políticas implementadas pelo Estado brasileiro, sobretudo das políticas voltadas à formação de professores para atuar de forma inclusiva no âmbito das instituições formativas de educação profissional que atendem pessoas com deficiências. Esta dissertação analisa as políticas de formação inicial e continuada de professores no Brasil, tendo como referentes: a história expressa nos marcos legais e a formação dos professores que atuam no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com vistas a desvelar as conexões que confluem para a compreensão de uma formação docente que convirja para a atuação na educação profissional das pessoas com deficiência. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e um estudo exploratório junto a 196 (cento e noventa e seis) professores que atuam em 21 (vinte e um) campi do IFRN e foram participantes da pesquisa. A análise dos resultados foi conduzida por uma abordagem histórico-crítica que permitiu apreender a essência da realidade estudada. Os estudos realizados revelaram que o Brasil, apesar de ser signatário das normas e convenções internacionais que tratam dos direitos das pessoas com deficiência, ainda vivencia vicissitudes para materializar, de forma efetiva, políticas de formação de professores que proporcionem condições de inclusão às pessoas com deficiência nos espaços formativos de educação profissional, como no locus deste estudo. Assim, os resultados das pesquisas bibliográficas, documentais e empíricas empreendidas mostram que no âmbito do IFRN, instância federal que oferta educação profissional, foram implantadas políticas durante os anos 2000, com destaque para o Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (TEC NEP), materializado na institucionalização de vinte e um Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), que atuam para despertar a cultura da inclusão em cada campus da instituição. Todavia, os participantes da pesquisa relataram não possuir formação inicial ou continuada específica para atuar de forma inclusiva no âmbito da educação profissional das pessoas com deficiência, de modo que não se sentem seguros para realizar a referida ação e reivindicam a oferta de cursos desta natureza por parte da instituição na qual estão inseridos, qual seja, o IFRN. | pt_BR |