dc.creator | Souza, Joziel Lima de | |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T18:52:10Z | |
dc.date.available | 2019-10-07T18:52:10Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Joziel Lima de. O texto literário nas aulas de E/LE: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural e o pensamento crítico- reflexivo. Orientador: Girlene Moreira da Silva. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1696 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Texto literário. Metodologia. Propostas pedagógicas. Interculturalidade. | pt_BR |
dc.subject | Textp literário | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Propostas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Propuestas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidad. | pt_BR |
dc.title | O texto literário nas aulas de E/LE: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência intercultural e o pensamento crítico-reflexivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1975183006934684 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Francisco Leilson da | |
dc.contributor.referee2 | Serrão, Raquel de Araújo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral propor atividades didáticas para trabalhar
a interculturalidade a partir da leitura de textos literários em língua espanhola com
alunos do ensino médio. A metodologia aplicada foi explicativa, pois tratou de uma
abordagem teórica a fim de produzir propostas pedagógicas para o uso do texto
literário em sala de aula. As aulas como propostas pedagógicas foram produzidas a
partir do estudo e das orientações de autores como Mendoza (2007), Albaladejo
(2007), Silva (2016), Cosson (2014), Veiga (1991), Belmonte e Agüero (2013),
Gasparin (1984), entre outros. Ao final da pesquisa alcançamos nossos objetivos,
produzindo referencial teórico que aborda aspectos que envolvem a interculturalidade
e o uso didático da literatura, elaborando cinco aulas utilizando textos literários para
trabalhar a interculturalidade junto com a leitura literária em língua espanhola a fim de
desenvolver a visão crítico-reflexiva do aluno. | pt_BR |