dc.creator | Penha, Luciana Silva da | |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T17:59:14Z | |
dc.date.available | 2019-09-12T17:59:14Z | |
dc.date.issued | 2019-08-28 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1693 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Erros lexicais. Interlingual. Intralingual. Interferência. | pt_BR |
dc.title | Análise de erros na produção oral: um estudo com alunos da licenciatura em letras espanhol do IFRN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4622967581626804 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.referee1 | Serrão, Raquel de Araújo | |
dc.contributor.referee2 | Freire, Juliana Kelle da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o intuito de contribuir no processo de ensino e aprendizagem da língua
espanhola, neste trabalho, propomo-nos a pesquisar os erros cometidos oralmente
na interlíngua de alunos do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol, regularmente
matriculados na disciplina de Práticas Orais e Auditivas no Ensino de E/LE
(disciplina ofertada no 6° período) do Instituto Federal de educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Natal-Central (CNAT).
Entendemos que o estudo dos erros e da interlíngua é importante para entender
como a língua estrangeira é aprendida, assim, decidimos pesquisar sobre os erros
léxicos em E/LE que é importante para a comunicação e é também um dos aspectos
mais complexo na aprendizagem de uma L2. Tivemos como objetivo geral investigar
e classificar erros na produção oral dos alunos da disciplina de Práticas Orais e
Auditivas do Curso de Letras Espanhol do Campus Natal Central do IFRN e, mais
especificamente, nossos objetivos foram: 1. Investigar quais os tipos de erros
lexicais mais cometidos na produção oral desses alunos e 2. identificar quantos
erros lexicais cometidos na produção oral desses alunos são intralinguais e
interlinguais. A nossa pesquisa é classificada como descritiva e quanti-qualitativa,
quanto aos sujeitos da pesquisa, foram alunos do sexto período da licenciatura em
Letras Espanhol do IFRN. O quantitativo de alunos que participaram da pesquisa foi
de doze pessoas. A primeira etapa consistiu em pesquisas de cunho bibliográfico e
na segunda etapa, fizemos a coleta dos dados através de atividades de oralidade.
Os erros que foram analisados na pesquisa seguiram a tipologia de Fernández
(1997) e percorreu os três primeiros passos dos quatro definidos por Corder (1981).
Ao final da nossa investigação, entendemos que conseguimos responder às nossas
questões de pesquisa. Encontramos um total de 329 erros lexicais, sendo 217 erros
de empréstimo, portanto, interlinguais. Os demais erros, os 112 que restam e que
foram divididos em cinco tipos de erros, são erros intralinguais. | pt_BR |