dc.creator | Costa, Maria Tereza Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T14:28:28Z | |
dc.date.available | 2019-01-30T14:28:28Z | |
dc.date.issued | 2018-06-11 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Teresa Vieira da. Práticas da leitura literário no ensino da língua espanhola na educação de jovens e adultos. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1613 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Gêneros literários | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Lectura | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Géneros literarios | pt_BR |
dc.subject | Español | pt_BR |
dc.subject | Educación de Jóvenes y Adultos | pt_BR |
dc.title | Práticas de leitura literária no ensino de língua espanhola na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6793317091753742 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Saboia, Andressa Luna | |
dc.contributor.referee2 | Serrão, Raquel de Araújo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral propor atividades de leitura literária
para desenvolver a competência leitora e literária em língua espanhola de alunos da
Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de Natal/RN, através da
inserção dos textos literários nas aulas semanais de língua espanhola. Quanto à
metodologia, a pesquisa é de cunho exploratório, pois tratou de uma abordagem
teórica aliada ao processo de observação do ambiente e dos sujeitos, realizando
propostas de intervenção. Os sujeitos participantes foram um grupo de quinze
alunos do 1º ano de uma única turma. Os dados foram obtidos entre os meses de
fevereiro e maio de 2018. Os instrumentos utilizados foram o questionário e o
protocolo de observação de aula. O grupo foi submetido a três propostas de aulas
com a leitura de gêneros literários (conto, poesia e fragmento de romance). Estas
propostas foram idealizadas a partir do estudo e das orientações de autores como
Mendoza (2002, 2004, 2007), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Aragão (2006),
Silva (2016) entre outros estudiosos da área. Os gêneros, dentre os trabalhados,
mais aceitos pelos alunos foram o fragmento da novela e a poesia. Ao final da
pesquisa, os objetivos foram alcançados e as propostas didáticas com o uso do
texto literário contribuíram para a formação crítico-reflexiva dos alunos. Além disso,
comprovamos e incentivamos o docente a planejar aulas com leitura literária nas
aulas de língua estrangeira para desenvolver a competência leitora e literária dos
educandos, neste caso, no contexto da Educação de Jovens e Adultos. | pt_BR |