Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Maria Tereza Vieira da
dc.date.accessioned2019-01-30T14:28:28Z
dc.date.available2019-01-30T14:28:28Z
dc.date.issued2018-06-11
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Teresa Vieira da. Práticas da leitura literário no ensino da língua espanhola na educação de jovens e adultos. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1613
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLecturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectGéneros literariospt_BR
dc.subjectEspañolpt_BR
dc.subjectEducación de Jóvenes y Adultospt_BR
dc.titlePráticas de leitura literária no ensino de língua espanhola na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6793317091753742pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.referee1Saboia, Andressa Luna
dc.contributor.referee2Serrão, Raquel de Araújo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral propor atividades de leitura literária para desenvolver a competência leitora e literária em língua espanhola de alunos da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública de Natal/RN, através da inserção dos textos literários nas aulas semanais de língua espanhola. Quanto à metodologia, a pesquisa é de cunho exploratório, pois tratou de uma abordagem teórica aliada ao processo de observação do ambiente e dos sujeitos, realizando propostas de intervenção. Os sujeitos participantes foram um grupo de quinze alunos do 1º ano de uma única turma. Os dados foram obtidos entre os meses de fevereiro e maio de 2018. Os instrumentos utilizados foram o questionário e o protocolo de observação de aula. O grupo foi submetido a três propostas de aulas com a leitura de gêneros literários (conto, poesia e fragmento de romance). Estas propostas foram idealizadas a partir do estudo e das orientações de autores como Mendoza (2002, 2004, 2007), Acquaroni (2007), Albaladejo (2007), Aragão (2006), Silva (2016) entre outros estudiosos da área. Os gêneros, dentre os trabalhados, mais aceitos pelos alunos foram o fragmento da novela e a poesia. Ao final da pesquisa, os objetivos foram alcançados e as propostas didáticas com o uso do texto literário contribuíram para a formação crítico-reflexiva dos alunos. Além disso, comprovamos e incentivamos o docente a planejar aulas com leitura literária nas aulas de língua estrangeira para desenvolver a competência leitora e literária dos educandos, neste caso, no contexto da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples