Mostrar registro simples

dc.creatorBernardino, José Rodrigo Barbosa
dc.date.accessioned2019-01-18T13:19:18Z
dc.date.available2018-05-14
dc.date.available2019-01-18T13:19:18Z
dc.date.issued2018-05-08
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1601
dc.description.abstractThe choice of this theme aimed to know the interest of the students of the teaching network in the central region, the Angolan microregion, about joining the IFRN Advanced Campus of Lajes courses, and to identify if there is a need and, mainly, the difficulties of the students of the state network to feel closer to the IFRN Campus Lajes . The project was designed with the purpose of closing this gap between the target audience and the institution, in order to know the students' interest in courses, edicts and information offered, and also to investigate / implement a proposal of institutional marketing actions for the IFRN / Lajes based on the research of interest of the public education students of Lajes. The methodology used was an exploratory research where the interest of the students of the state network of the central region in relation to IFRN Campus Lajes was identified. The research was applied through a qualitative and quantitative questionnaire, with 8 (eight) open and closed questions related to gender and also related to communications issues, for example: if the students know how IFRN / Lajes communicates with the society, if they think that the institutional communication of the Campus is being efficient. With the results obtained, we observed that the students pointed out that the institutional communication of the IFRN, regarding the external and internal community, is being efficient, but it needs to be improved through posters at strategic points, lectures and videos on youtube, besides information divulged with advance. These results aim to collaborate with the institution through proposals of communication / marketing actions to improve the efficiency and effectiveness of what is already done by the institution, in order to increase the number of stakeholderspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteresse de ingressopt_BR
dc.subjectMarketing institucionalpt_BR
dc.subjectAções marketingpt_BR
dc.subjectIFRN/Lajespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleProposta de ações de Marketing Institucional para o IFRN/Lajes com base na pesquisa de interesse dos alunos do ensino público de Lajes: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9663888042454618pt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Patrícia de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911857147613743pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Patrícia de Albuquerque
dc.contributor.referee2Silva Neto, Joao Saturnino da
dc.contributor.referee3Capistrano, Ermerson de Oliveira
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLajespt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA escolha deste tema objetivou conhecer o interesse dos alunos da rede de ensino na região central, microrregião de Angicos, sobre o ingresso nos cursos do IFRN Campus Avançado de Lajes, e identificar se existe a necessidade e, principalmente, as dificuldades dos alunos da rede estadual em se sentirem mais próximos do IFRN Campus Lajes. O projeto foi pensado com o propósito de fechar essa lacuna entre o público alvo e a instituição, com o intuito de saber qual o interesse dos alunos por cursos, editais e informações ofertadas e, também investigar/implementar uma proposta de ações de marketing institucional para o IFRN/Lajes com base na pesquisa de interesse dos alunos do ensino público de Lajes. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória onde identificou-se o interesse de ingresso dos alunos da rede estadual da região central em relação ao IFRN Campus Lajes. A pesquisa foi aplicada através de um questionário quali-quantitativo, com 8 (oito) questões abertas e fechadas, relacionadas ao gênero e também relacionadas às questões de comunicações, por exemplo: se os alunos sabem de que forma o IFRN/Lajes se comunica com a sociedade, se acham que a comunicação institucional do Campus está sendo eficiente. Com os resultados obtidos, observamos que os alunos apontaram que a comunicação institucional do IFRN, quanto à comunidade externa e interna, está sendo eficiente, mas, precisa melhorar através de cartazes em pontos estratégicos, palestras e vídeos no youtube, além de informações divulgadas com antecedência. Esses resultados visam colaborar com a instituição através de propostas de ações de comunicação/marketing para melhorar a eficiência e eficácia do que já é realizado pela instituição, de forma a aumentar o número de interessados.pt_BR
dc.creator.name2Arruda, José Alisson Nicacio Barboza


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples