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dc.creatorFreire, Juliana Kelle da Silva
dc.date.accessioned2018-12-17T12:51:28Z
dc.date.available2018-12-17T12:51:28Z
dc.date.issued2018-12-06
dc.identifier.citationFREIRE, Juliana Kelle da Silva. O professor da educação básica, técnica e tecnológica e seu desenvolvimento profissional docente: um estudo no IFRN campus natal - central. 2018. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1595
dc.description.abstractEsta investigación objetiva investigar cómo los profesores del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal - Central se desarrollan profesionalmente en su carrera, identificando los acercamientos y los distanciamientos de este desarrollo a partir de las narrativas autobiográficas. Por lo tanto, esa investigación se centra en las historias de vida profesional y coloca el profesor como la piedra angular del proceso de desarrollo profesional. Esa investigación se enmarca en el ámbito de la investigación social, pautándose en la investigación documental por el hecho de reunir, analizar y discutir la información obtenida de los registros disponibles y analizando los documentos oficiales producidos y publicados por el Diario Oficial y por IFRN. El predominio del procesamiento de datos es a través de la interpretación histórica y de análisis del contenido y la discusión teórica en relación con el tema tiene como base para explicar el materialismo dialéctico e histórico. Como resultados de análisis, se destaca la falta de identidad del IFRN como un desafío institucional, y esto es debido a las limitaciones que enfrentan los docentes cuando transitan entre niveles y modalidades de enseñanza, al mismo tiempo, con diferentes componentes curriculares. No obstante, cabe señalar que el IFRN es una institución comprometida no sólo con la enseñanza, pero con la pesquisa y la extensión. Por lo tanto, se concluye que los profesores se desarrollan profesionalmente por las políticas de formación que el IFRN asume para cumplir con sus propósitos y sus objetivos hacia una mejora de la práctica educativa y el desempeño profesional de sus profesores. Palabras-clave: Formación del Profesorado. Desarrollo Profesional Docente. IFRN. Narrativas autobiográficas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Docente.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissional Docente.pt_BR
dc.subjectIFRN.pt_BR
dc.subjectNarrativas Autobiográficas.pt_BR
dc.titleO professor da educação básica, técnica e tecnológica e seu desenvolvimento profissional docente: um estudo do IFRN Campus Natal Centralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0892219980517900pt_BR
dc.contributor.advisor1Neta, Olívia Morais de Medeiros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542482401254815pt_BR
dc.contributor.referee1Neta, Olívia Morais de Medeiros
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7542482401254815pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Rejane Bezerra
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6439525032849415pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967pt_BR
dc.contributor.referee5Nascimento, Vivianne Souza de Oliveira
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632640726062599pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Profissionalpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva investigar como os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Natal - Central desenvolvem-se profissionalmente em sua carreira, identificando as aproximações e os distanciamentos desse desenvolvimento a partir das narrativas autobiográficas. Desse modo, essa pesquisa enfatiza as histórias de vida profissional e coloca o professor como eixo fundamental do processo de desenvolvimento profissional. Essa investigação se insere no âmbito da pesquisa social, pautando-se na pesquisa documental pelo fato de reunir, analisar e discutir informações a partir de registros disponíveis e por analisar documentos oficiais produzidos e publicados pelo Diário Oficial e pelo IFRN. A predominância de tratamento dos dados é através da interpretação histórica e da análise de conteúdo e, a discussão teórica em relação à temática tem como base de explicação o materialismo histórico e dialético. Como resultados de análise, destaca-se a falta de identidade do IFRN como sendo um desafio institucional, e isso decorre das limitações que os docentes enfrentam quando transitam entre níveis e modalidades de ensino ao mesmo tempo, com diferentes componentes curriculares. Porém, constata-se que o IFRN é uma instituição comprometida não só com o ensino, mas com a pesquisa e a extensão. Conclui-se, portanto, que os professores se desenvolvem profissionalmente pelas políticas de formação que o IFRN assume para cumprir suas finalidades e seus objetivos, em prol de uma melhoria da prática educativa e do desempenho profissional de seus professores.pt_BR


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