dc.creator | Lima, Amanda Karollyne Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T15:43:05Z | |
dc.date.available | 2018-09-06T15:43:05Z | |
dc.date.issued | 2018-06-11 | |
dc.identifier.citation | Lima, Amanda Karollyne Rodrigues. Concepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no ensino
médio: análise do livro didático cercania joven 1. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1552 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Língua Espanhola | pt_BR |
dc.subject | Libro Didáctico | pt_BR |
dc.subject | Lengua española | pt_BR |
dc.title | Concepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no ensino médio: análise do livro didático Cercania Joven 1 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4343855054071205 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Girlene Moreira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8122463467348141 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Falcão, Carla Aguiar | |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Serrão, Raquel de Araújo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960520561039549 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Saboia, Andressa Luna | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7038957181799457 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho possui a temática: Concepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no ensino médio: Análise do livro didático Cercanía Joven - volume1. O objetivo geral desse trabalho foi investigar as concepções culturais presentes no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no ensino médio, a partir da análise do livro didático
Cercanía Joven - volume1. Mais particulamente, os objetivos específicos foram: a) perceber como estão propostas as concepções culturais no livro didático Cercanía Joven - volume1; b) Verificar de que maneira a competência intercultural é trabalhada no livro didático Cercanía Joven - volume1; c) Perceber quais são os países e regiões mais representados no livro didático Cercanía Joven - volume1e d) Analisar como a cultura “a secas” está proposta no livro didático Cercanía Joven - volume1. O trabalho está divido em quatro partes: introdução, referencial teórico, metodologia e análise. No referencial teórico, primeiramente apresenta-se a língua e a cultura como elementos indissociáveis; em seguida fundamenta-se a concepção de cultura, que essa pesquisa tem como base, considera-se os seguintes autores Miguel e Sans (2004); Santos (2008); Lópes (2005), os quais sistematizaram o conceito de cultura. Também se aborda a perspectiva intercultural, o qual é um elemento essencial quando se trata de abordagem cultural. O último ponto da fundamentação é sobre o livro didático, o seu uso no ensino de E/LE e a abordagem cultural presente nesse. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois o modo de análise será indutivo, descritiva e documental. Para realização da análise o instrumento foi uma ficha de acordo com objetivos do trabalho. Por fim, está a análise que nos mostrou que o LD analisado possui avanços significativos mediante a concepção cultural no ensino de LE, promovendo propostas culturais, unindo à língua e cultura. | pt_BR |