Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Amanda Karollyne Rodrigues
dc.date.accessioned2018-09-06T15:43:05Z
dc.date.available2018-09-06T15:43:05Z
dc.date.issued2018-06-11
dc.identifier.citationLima, Amanda Karollyne Rodrigues. Concepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no ensino médio: análise do livro didático cercania joven 1. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1552
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectLibro Didácticopt_BR
dc.subjectLengua españolapt_BR
dc.titleConcepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no ensino médio: análise do livro didático Cercania Joven 1pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4343855054071205pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Girlene Moreira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122463467348141pt_BR
dc.contributor.advisor2Falcão, Carla Aguiar
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7568583885893731pt_BR
dc.contributor.referee1Serrão, Raquel de Araújo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2960520561039549pt_BR
dc.contributor.referee2Saboia, Andressa Luna
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038957181799457pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui a temática: Concepções culturais presentes no ensino de língua espanhola no ensino médio: Análise do livro didático Cercanía Joven - volume1. O objetivo geral desse trabalho foi investigar as concepções culturais presentes no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no ensino médio, a partir da análise do livro didático Cercanía Joven - volume1. Mais particulamente, os objetivos específicos foram: a) perceber como estão propostas as concepções culturais no livro didático Cercanía Joven - volume1; b) Verificar de que maneira a competência intercultural é trabalhada no livro didático Cercanía Joven - volume1; c) Perceber quais são os países e regiões mais representados no livro didático Cercanía Joven - volume1e d) Analisar como a cultura “a secas” está proposta no livro didático Cercanía Joven - volume1. O trabalho está divido em quatro partes: introdução, referencial teórico, metodologia e análise. No referencial teórico, primeiramente apresenta-se a língua e a cultura como elementos indissociáveis; em seguida fundamenta-se a concepção de cultura, que essa pesquisa tem como base, considera-se os seguintes autores Miguel e Sans (2004); Santos (2008); Lópes (2005), os quais sistematizaram o conceito de cultura. Também se aborda a perspectiva intercultural, o qual é um elemento essencial quando se trata de abordagem cultural. O último ponto da fundamentação é sobre o livro didático, o seu uso no ensino de E/LE e a abordagem cultural presente nesse. No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois o modo de análise será indutivo, descritiva e documental. Para realização da análise o instrumento foi uma ficha de acordo com objetivos do trabalho. Por fim, está a análise que nos mostrou que o LD analisado possui avanços significativos mediante a concepção cultural no ensino de LE, promovendo propostas culturais, unindo à língua e cultura.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples