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dc.creatorDrago, Crislaine
dc.date.accessioned2018-07-17T11:05:44Z
dc.date.available2018-07-17T11:05:44Z
dc.date.issued2018-03-26
dc.identifier.citationDRAGO, Crislaine Cassiano . Concepções de formação humana nas política de educação profissional e sua materialidade no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1528
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze what conceptions of human formation can be present in the Brazilian professional education policies, as well as in the documents and speeches of teachers, pedagogical staff, managers and students of the Integrated Higher Education – a.k.a EMI – of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - Macapá Campus. Therefore, the research was based on the dialectical historical materialism method, through a qualitative method approach, designed as a bibliographical and empirical investigation. The bibliographic study was based on works by classical and contemporary authors who deal with professional education and other topics related to this dissertation. The empirical research, understood as a study of the phenomenon as it manifests itself, was based on the analysis of documentary sources and speeches from the subjects. Thus, the documents that normalize and guide the Brazilian politics of professional education were analyzed, especially the documents produced by the institution itself, such as its Pedagogical Proposal, Management Reports, Regulation of the Integrated Higher Education and the Pedagogical Projects of the Courses offered by the Campus. The approach with the subject was made through interviewing 4 management members from the pedagogical stuff, besides the application of questionnaires to 35 professors and 115 students from the fourth year of EMI (2017). The results showed distinct and antagonistic conceptions of human formation, both in the policy guidance documents and the EMI in IFAP, as well as in the speeches of the subjects surveyed. Such conceptions sometimes indicated to a utilitarian character, in favor of training for employment in the flexible capitalism system, sometimes in favor of the class composed by those who lives from the work, in the search for an emancipatory education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções de Formação Humanapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectPolíticas de Educação Profissional.pt_BR
dc.subjectConceptions of Human Formationpt_BR
dc.subjectIntegrated High Schoolpt_BR
dc.subjectProfessional Education Policies.pt_BR
dc.titleConcepções de formação humana nas políticas de educação profissional e sua materialidade no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279460J5pt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Dante Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Dante Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720357515433453pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Lenina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Marise
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796863111902233pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, José Moisés
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4938417125282662pt_BR
dc.contributor.referee5Pereira, Ulisséia
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6243230397916812pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar que concepções de formação humana estão presentes nas políticas brasileiras de educação profissional dos anos 2000, assim como nos documentos e nas falas dos professores, equipe pedagógica, gestores e alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – Campus Macapá. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se no método do materialismo histórico dialético, por meio de uma abordagem qualitativa, delineada como um estudo bibliográfico e empírico. O estudo bibliográfico fundamentou-se em obras de autores clássicos e contemporâneos que tratam da educação profissional e demais temáticas relacionadas a este trabalho. A pesquisa empírica, entendida como estudo do fenômeno tal como ele se manifesta, baseou-se na análise de fontes documentais e da fala dos sujeitos. Deste modo, realizou-se a análise dos documentos que normatizam e orientam a política brasileira de educação profissional, em especial os documentos produzidos pela própria instituição, como sua proposta pedagógica, Relatórios de Gestão, Regulamentação do Ensino Médio Integrado e Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados pelo Campus. O contato com os sujeitos da instituição foi realizado por meio de entrevistas com 4 membros da gestão e 4 da equipe pedagógica, além de aplicação de questionários a 35 docentes e 115 estudantes que cursavam o quarto ano do EMI em 2017. Os resultados mostraram concepções de formação humana distintas e antagônicas, tanto nos documentos orientadores dessas políticas e daquelas orientadoras do EMI no IFAP, quanto nas concepções dos sujeitos pesquisados. Tais concepções pendiam ora para um caráter utilitarista, em favor da formação para ocupação de postos de trabalho no sistema capitalista flexibilizado, e ora em favor da classe que vive do trabalho, na busca por uma educação emancipatória.pt_BR


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