Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Radamila Oliveira do
dc.date.accessioned2018-05-04T13:39:54Z
dc.date.available2018-05-04T13:39:54Z
dc.date.issued2017-12-22
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Radamila Oliveira do. Desenvolvendo o raciocínio lógico no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1492
dc.description.abstractInformatics can be explored as a pedagogical tool in several ways, including the study of logic, which is considered the basis for any computational process. In view of this, this paper entitled "Developing Logical Reasoning in Elementary School" reports a participatory research carried out by licensees in Informatics at the State School Professor Antônio Fagundes, located in the North Zone of Natal, Rio Grande do Norte. The research presents the process of digital inclusion of the classes of 5th grade of elementary school with the computer classroom, and in this environment the exercise of logical and argumentative reasoning with logical puzzles and the textual genre cartoon. It was the intention that the computational tools acted not only as learning objects, but that they served as means for the exercise of logical reasoning. The insertion of the Informatics in the school schedule was significant, since the activities promoted and evaluated by the licensees showed that the students improved their use of the logical reasoning and they began to use more effectively the computer science in their activities at the school. The use of the computer room routinely contributed to the perception of this place as a study environment, and not only for moments of leisure and games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFerramentas computacionaispt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleDesenvolvendo o raciocínio lógico no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342207612999626pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.advisor1Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5C45D60A631151FE92FC0F7306B54231#pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Diego Silveira Costa
dc.contributor.referee1Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referee2Nascimento, Diego Silveira Costa
dc.contributor.referee3Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.referee4Spinelli, Pablo Cruz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA Informática como ferramenta pedagógica pode ser explorada em diversas vertentes, uma destas é a lógica, considerada a base de todo processo computacional. Em vista disso, este trabalho de conclusão de curso intitulado “Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental” relata o processo de execução e as considerações auferidas acerca de uma pesquisa participativa realizada por licenciandos em Informática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, localizada na Zona Norte de Natal, Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta o processo de inclusão digital das turmas de 5º ano do ensino fundamental por meio do uso da sala de Informática da escola mencionada, realizando-se neste ambiente o exercício do raciocínio lógico e argumentativo com enigmas lógicos e do gênero textual charge. Pretendeu-se, com isso, que o manuseio das ferramentas computacionais não fosse o objetivo do aprendizado, mas que servissem como subsídios para o exercício do raciocínio lógico. A inserção da Informática no cotidiano escolar mostrou-se significativa, pois observouse, a partir das atividades promovidas e avaliadas pelos licenciandos, que os alunos alcançaram melhoria no uso do raciocínio lógico e passaram a utilizar mais efetivamente a informática em seu fazer na escola. O uso da sala de Informática de modo rotineiro contribuiu para afixar a percepção deste local como ambiente de estudos, e não apenas para momentos de lazer e de jogos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples