dc.creator | Nascimento, Radamila Oliveira do | |
dc.date.accessioned | 2018-05-04T13:39:54Z | |
dc.date.available | 2018-05-04T13:39:54Z | |
dc.date.issued | 2017-12-22 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Radamila Oliveira do. Desenvolvendo o raciocínio lógico no ensino fundamental. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1492 | |
dc.description.abstract | Informatics can be explored as a pedagogical tool in several ways, including the study
of logic, which is considered the basis for any computational process. In view of this,
this paper entitled "Developing Logical Reasoning in Elementary School" reports a
participatory research carried out by licensees in Informatics at the State School
Professor Antônio Fagundes, located in the North Zone of Natal, Rio Grande do Norte.
The research presents the process of digital inclusion of the classes of 5th grade of
elementary school with the computer classroom, and in this environment the exercise
of logical and argumentative reasoning with logical puzzles and the textual genre
cartoon. It was the intention that the computational tools acted not only as learning
objects, but that they served as means for the exercise of logical reasoning. The
insertion of the Informatics in the school schedule was significant, since the activities
promoted and evaluated by the licensees showed that the students improved their use
of the logical reasoning and they began to use more effectively the computer science
in their activities at the school. The use of the computer room routinely contributed to
the perception of this place as a study environment, and not only for moments of leisure
and games. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas computacionais | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio lógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Desenvolvendo o raciocínio lógico no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8342207612999626 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=5C45D60A631151FE92FC0F7306B54231# | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Nascimento, Diego Silveira Costa | |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Diego Silveira Costa | |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.referee4 | Spinelli, Pablo Cruz | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | A Informática como ferramenta pedagógica pode ser explorada em diversas vertentes, uma destas é a lógica, considerada a base de todo processo computacional. Em vista disso, este trabalho de conclusão de curso intitulado “Desenvolvendo o Raciocínio Lógico no Ensino Fundamental” relata o processo de execução e as considerações auferidas acerca de uma pesquisa participativa realizada por licenciandos em Informática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, localizada na Zona Norte de Natal, Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta o processo de inclusão digital
das turmas de 5º ano do ensino fundamental por meio do uso da sala de Informática da escola mencionada, realizando-se neste ambiente o exercício do raciocínio lógico e argumentativo com enigmas lógicos e do gênero textual charge. Pretendeu-se, com isso, que o manuseio das ferramentas computacionais não fosse o objetivo do aprendizado, mas que servissem como subsídios para o exercício do raciocínio lógico. A inserção da Informática no cotidiano escolar mostrou-se significativa, pois observouse, a partir das atividades promovidas e avaliadas pelos licenciandos, que os alunos alcançaram melhoria no uso do raciocínio lógico e passaram a utilizar mais efetivamente a informática em seu fazer na escola. O uso da sala de Informática de modo rotineiro contribuiu para afixar a percepção deste local como ambiente de estudos, e não apenas para momentos de lazer e de jogos. | pt_BR |