dc.description.resumo | O presente estudo objetiva analisar de que forma consiste o processo de desenvolvimento de
internacionalização do Grupo Gerdau, empresa atuante no ramo siderúrgico brasileiro com
mais de 110 anos de história e fortemente internacionalizada. A construção de sua
internacionalização tem se ampliado ao longo dos anos com estratégias variadas e, por isso,
será utilizada para fomento deste estudo. Esta pesquisa abrange áreas de estudo advindas do
Comércio Exterior e Administração, com temas relacionados às formas de entrada em
diferentes mercados internacionais abordando principalmente, as estratégias das empresas em
um mercado competitivo, do Marketing Internacional, incluindo assuntos associados a
utilização das ferramentas de marketing e o uso de forte processo tecnológico, onde enfatizou-
se, a criação recente de joint ventures no processo de ampliação da Gerdau à novos mercados,
bem como, a geração de inovação sob diversos aspectos por parte da empresa e, por fim, a
Logística, abordando assuntos relacionados ao transporte de mercadorias e a cadeia de
produção. A fim de alcançar estes objetivos, fez-se uso do método qualitativo em estudo de
caso através do uso de entrevista semiestruturada, uso de livros acerca dos assuntos
abordados, incluindo uma breve análise sobre os modelos de Dunning (2001) e Upsalla,
utilização de autores como Kotler e Keller (2012), Bardin (1991), Arbache (2015), Gil (2014),
entre outros, a utilização de artigos científicos de grande contribuição para a academia. Os
resultados obtidos por meio da pesquisa, diz respeito, principalmente, a constatação dos
ganhos obtidos através do investimento no mercado de joint ventures, bem como, pela
utilização frequente de exportação direta; da importância das novas estratégias de marketing
incorporadas pela empresa, uso de alta tecnologia nas operações, mapeamento de mercado e
valorização de startups, modelo de gestão diferenciado, entre outros aspectos destacados na
pesquisa. Todos esses fatores garantem a empresa posição de destaque no ramo em que atua. | pt_BR |