Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Laís Stéphanie Bazílio da
dc.date.accessioned2018-04-13T14:11:18Z
dc.date.available2018-04-13T14:11:18Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.identifier.citationSilva, Laís Stéphanie Bazílio da. Processo de internacionalização do grupo gerdau: estratégia e contexto. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Comércio Exterior) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1481
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalização. Comércio Exterior. Joint Ventures. Grupo Gerdau.pt_BR
dc.titleProcesso de internacionalização do Grupo Gerdau: estratégia e contextopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184128776556892pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935180181453271pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar de que forma consiste o processo de desenvolvimento de internacionalização do Grupo Gerdau, empresa atuante no ramo siderúrgico brasileiro com mais de 110 anos de história e fortemente internacionalizada. A construção de sua internacionalização tem se ampliado ao longo dos anos com estratégias variadas e, por isso, será utilizada para fomento deste estudo. Esta pesquisa abrange áreas de estudo advindas do Comércio Exterior e Administração, com temas relacionados às formas de entrada em diferentes mercados internacionais abordando principalmente, as estratégias das empresas em um mercado competitivo, do Marketing Internacional, incluindo assuntos associados a utilização das ferramentas de marketing e o uso de forte processo tecnológico, onde enfatizou- se, a criação recente de joint ventures no processo de ampliação da Gerdau à novos mercados, bem como, a geração de inovação sob diversos aspectos por parte da empresa e, por fim, a Logística, abordando assuntos relacionados ao transporte de mercadorias e a cadeia de produção. A fim de alcançar estes objetivos, fez-se uso do método qualitativo em estudo de caso através do uso de entrevista semiestruturada, uso de livros acerca dos assuntos abordados, incluindo uma breve análise sobre os modelos de Dunning (2001) e Upsalla, utilização de autores como Kotler e Keller (2012), Bardin (1991), Arbache (2015), Gil (2014), entre outros, a utilização de artigos científicos de grande contribuição para a academia. Os resultados obtidos por meio da pesquisa, diz respeito, principalmente, a constatação dos ganhos obtidos através do investimento no mercado de joint ventures, bem como, pela utilização frequente de exportação direta; da importância das novas estratégias de marketing incorporadas pela empresa, uso de alta tecnologia nas operações, mapeamento de mercado e valorização de startups, modelo de gestão diferenciado, entre outros aspectos destacados na pesquisa. Todos esses fatores garantem a empresa posição de destaque no ramo em que atua.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples