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dc.creatorMarinho, Anna Raquel da Silva
dc.date.accessioned2018-04-03T17:00:56Z
dc.date.available2018-04-03T17:00:56Z
dc.date.issued2017-12-20
dc.identifier.citationMARINHO, Anna Raquel da Silva. Scratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médio. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1472
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.subjectComputação Desplugadapt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleScratch e computação desplugada como ferramenta de introdução ao pensamento computacional no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0853044837235024pt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Alba Sandyra Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2530210583057739pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Givanaldo Rocha de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293405724205132pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Alba Sandrya Bezerra
dc.contributor.referee2Souza, Givanaldo Rocha de
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Francisco das Chagas da
dc.contributor.referee4Moreira, Keila Cruz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a utilização do Scratch - software educacional baseado em uma linguagem de blocos - e da Computação Desplugada como ferramentas de introdução ao Pensamento Computacional, considerando as contribuições pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem, identificadas por meio de um relato de experiências vivenciadas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Informática. Para a concepção deste trabalho foram realizadas duas oficinas, a primeira no ano de 2015 e a segunda em 2016, utilizando metodologias distintas. As oficinas aconteceram em uma escola pública estadual localizada na Zona Norte de Natal/RN, cujo público-alvo foram alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste trabalho é baseada na pesquisa-ação (LEWIN, 1946). Apresenta-se ainda uma análise comparativa das metodologias empregadas nas duas edições da oficina, entre as quais está a utilização da Hora do Código, e suas implicações nos projetos finais. Após analisar os resultados alcançados, considera-se que é possível introduzir o conceito de Pensamento Computacional no Ensino Médio, tendo em vista permitir que os alunos sejam atores no processo de ensino e aprendizagem, além de tornar as aulas dinâmicas e promover um espaço de descontração, mesmo quando exige-se concentração e raciocínio lógico para a resolução de problemas.pt_BR


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